Ferro Vila…

Este é o novo Blogue da Vila do Ferro, que através de Fotos, de texto, de opiniões e comentários, irá noticiar tudo um pouco o que pelo Ferro vai acontecendo, e também, dar a conhecer, a quem não conhece, a Vila do Ferro. Encontra-se nos arquivos deste Blogue, alguns Post´s publicados no Blogue ”viladoferro”, que demonstram bem o que é esta Terra com vista privilegiada para a Covilhã, e Serra da Estrela. Assim, e como Post novo, Post inaugural, deste Blogue Ferro Vila, apresento algumas Fotos da nossa Terra. São Fotos, digamos que, de novidades da nossa Freguesia, Fotos, e uma opinião, do que se passa aqui pela Vila do Ferro. Com isso, em primeiro, o Regadio da Cova da Beira. O Regadio da Cova da Beira, Canal, como por aqui nós lhe chamamos, já tem a primeira fase terminada (vejam aqui Fotos das Obras desta primeira fase), isto é, com o dito canal já pronto, faltando agora a Rede Secundária, que é o levar da água para os terrenos. Um complemento ao canal, é uma barragem, que ira servir de depósito para que no regar dos terrenos, não falte depois água. É desta dita barragem que irá sair a Rede Secundária, distribuindo-se depois pelos terrenos da nossa Freguesia. O quando do começar do inicio da fase da Rede Secundária, não sei, mas certamente estará para breve. Depois de arranjarem o caminho junto ao canal, que ficou com um piso muito bom, (pudera todos os caminhos da nossa Freguesia estarem assim), agora os trabalhos estão no arranjo dos caminhos de acesso ao Canal, que vão ficar com alcatrão, estando neste momento a arranjar o caminho do Poço Frio – Canal.
Depois, a Requalificação da Rua da Igreja, e da Rua Dn. Zeca Gonçalves. Há uns tempos atrás, as Obras estavam quase a chegar ao cimo da rua (clique aqui para ver), agora, neste momento, a Requalificação da Rua está na fase do colocar da calçada. Já com os passeios definidos, um desde a “Matibeira”, até quase ao Infantário, depois, no largo junto ao “Ti Fernando Promessa”, também está um pequeno passeio, onde ficará um ecoponto, e depois, desde o cruzamento com a Rua dos Soutos, até ao velho depósito da água. E é assim que estão as obras de requalificação destas Ruas, com o já andamento, algo devagar, do colocar da calçada. As obras, qualquer uma, são sempre algo chatas, mas, depois de realizadas, depois de prontas, satisfazem tudo e todos. Depois de pronta, estas duas Ruas vão ficar com um excelente aspecto, esperamos é que as restantes Ruas da nossa Vila também um dia mais tarde sofram do mesmo tipo de Obras.
ETAR da Vila do Ferro. Há já algum tempo que está construída, mas, coloco agora aqui algumas Fotos. A ETAR antiga já pouco servia as necessidades da nossa Vila, alem de não suportar uma população, que nos últimos Anos cresceu e bem, era uma ETAR que ajudava na poluição do Rio Zêzere (podem ler sobre isto aqui). Agora, com esta nova ETAR, o Rio Zêzere fica um pouco mais limpo, e alem disso, o trabalho realizado pela a ETAR, é agora feito a 100%, que com a antiga isso já não acontecia.
A Estrada… Pois, isto não é novidade nenhuma, a famosa, pelo menos para nós Ferrenses, Estrada Municipal 506-1, Ponte pedrinha – Ferro – Peraboa. Aqui, aqui, e aqui, podem ler o que já se escreveu no Blogue sobre esta nossa fatídica Estrada. Esta tudo na mesma, não há Obras, não há sinais do arranjo da Estrada. O Povo está cansado, falou-se, prometeu-se, e por enquanto nada se vê. Fica a pergunta, mais uma vez: para quando o arranjo da Estrada Municipal 506-1, Ponte Pedrinha – Ferro – Peraboa?
E é isto que se vai passando aqui na nossa Vila do Ferro… Todas as Fotos

Comentários

Dotejo disse…
Gosto da imagem que o Blogue reflecte para a Comunidade residente e ausente, uma grande parte vivendo lá longe, no estrangeiro.

1-

Apraz-me registar que a motivação geradora deste Blogue, a defesa dos interesses da Comunidade, é um autêntico farol que serve de guia ao seu evoluir. A qualidade da informação, mistura de imagem e escrita, tornando este local credível, permite ao leitor mais distante aproximar-se da sua terra e, querendo, participar seguindo normas resultantes da igualdade de direitos, do uso da liberdade de cada um que acaba onde começa a liberdade do vizinho.

Este espaço de informação possui todas as condições para se transformar num centro de convívio do leitor assente na humildade, na simplicidade e no saber expressar ideias numa escrita mais ou menos correcta.
A participação séria não exclui a brincadeira, a ironia ou o humor utilizados de forma sã.

Lembro um homem que foi pastor, emigrante em França com a profissão de servente de pedreiro e, mais tarde, regressado a Portugal, foi cauteleiro e exerceu outras actividades. Esse homem, simples e humilde, tinha dificuldades em escrever sem erros. No entanto, a sua palavra, resultante de um pensamento profundo, era cheia de ironia e de crítica social. Talvez por isso, foi chamado de analfabeto pela doutorice e, sempre que possível, era escorraçado do café que frequentava e de algumas tertúlias. Os tempos passaram, a doutorice foi-se e o homem humilde e simples continua vivo na memória do Povo – António Aleixo, o seu nome.
Permitam-me que transcreva duas das quadras populares deste homem, uma pequena amostra do seu carácter, da sua cultura e do seu saber:
1- Uma mosca sem valor/Poisa c'o a mesma alegria/na careca de um doutor/como em qualquer porcaria.
2- P’ra mentira ser segura/E atingir profundidade/Tem que trazer à mistura/Qualquer coisa de verdade.
Dotejo disse…
Gosto da imagem que o Blogue reflecte para a Comunidade residente e ausente, uma grande parte vivendo lá longe, no estrangeiro.

2

Neste Post de abertura oficial do novo Blogue da Vila do Ferro – FERRO VILA –, é com imenso prazer que felicito o seu criador, o Danitri, que, pela sua simplicidade, pela sua dignidade e pela actividade exercida em defesa do Bem Comum, constitui uma referência para a Comunidade.

Para os contribuidores, os trabalhadores que, com sacrifício das suas vidas privadas, mantêm o Blogue em funcionamento dentro dos princípios que motivaram a sua criação, O Danitri, o Telmo Caetano e o Tiago Matos, vai a nossa admiração, o nosso reconhecimento e o nosso estímulo para que nunca percam o entusiasmo que os caracteriza.

Para o leitor que possui uma nova fonte de informação, que tem a oportunidade de uma escolha mais vasta podendo optar pela leitura (ou participação) de um ou de todos os Blogues, os nossos parabéns!


FERRO VILA,
Parabéns!

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro