Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI, e AQUI.

Cogumelos a abrir.


Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos.

Cogumelos fechados

Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas.

Cogumelos assados
Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer.

Cogumelos com ovos mexidos
Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de carne de porco em pedaços muito pequenos. Juntem os cogumelos e temperem com sal. Deixem apurar bem, e adicionem os ovos mexendo bem.

Arroz de cogumelos
Façam um refogado num tacho de barro com azeite e alhos esmagados. Adicionem a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia. Podem juntar um pouco de chouriço de carne cortado em cubos muito pequenos. Deixem alourar tudo. Juntem o arroz e os cogumelos e mexa para o arroz absorver a gordura. Regue com a água a ferver e adicionem um pouco de ervas aromáticas, pimenta e sal. Introduzam o tacho no forno bem quente e deixem cozer durante 15 minutos.
Sem ser assim no forno, também dá para fazer um normal arroz de cogumelos, com um simples refugado.

Esparguete com Cogumelos
Coze-se o espaguete em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Escorre-se e deita-se num tacho.Corta-se o bacon em quadradinhos e aloura-se em margarina.Lavam-se os cogumelos e cortam-se em fatias. Juntam-se ao bacon e deixa-se saltear durante alguns minutos.Junta-se à massa e mistura-se bem.À parte, misturam-se as natas com a salsa picada e o queijo ralado. Adiciona-se este preparado à massa e mexe-se com dois garfos.

Cogumelos abertos.



Mas não é só cogumelos que se encontram pela nossa Serra, os miscaros também se encontram, e mais que os cogumelos. São mais procurados pela população em geral, mas também por pessoas que os apanham para fazerem negócio, e bons negócios. As receitas que se fazem com os miscaros, são equiparadas com as que se fazem com os cogumelos. Depois, por exemplo, dá também para se fazerem pratos com ambos.
A apanha dos miscaros é que é mais difícil, pois estes encontram-se enterrados, ou parcialmente enterrados, só um olho experiente é que os consegue encontrar.
Miscaros.


Alem dos cogumelos, e miscaros, também se encontram as raivacas, e as cepas. Tanto um, como o outro, são outras espécies derivadas de fungosAs raivacas encontram tanto como os miscaros, mas as cepas, que se encontram nos troncos, rente ao chão, dos castanheiros, dos carvalhos, etc.., já não se encontram tanto, mas quem os encontra delícia-se com eles. Os pratos preparam-se igual aos miscaros, e aos cogumelos, mas antes, e faltava-me aqui este pormenor, deve-se lavar abundantemente com água, e no caso das cepas, convém estarem de molho durante 5 ou 6 horas, e ir mudando a água, para sair toda a sujidade, e o liquido próprio que as cepas têm.
Raivacas.


Deixo aqui esta oportunidade para que, quem quiser, possa deixar mais receitas, e histórias da apanha, destes cogumelos e miscaros.

Num próximo Post falarei de um outro produto que é dominante na nossa Freguesia, na nossa Serra do Ferro, que é a castanha, e como se está a aproximar o Dia de Todos os Santos, irei falar um pouco deste produto, que como a cereja, tem alguma importância na nossa Terra. Aguardem.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

A Gastronomia na Vila do Ferro