A Gastronomia na Vila do Ferro

O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru.
Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares.
Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite.
As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva).
Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssima jeropiga.
De salientar a qualidade do queijo caseiro nas suas principais variadades: - à ovelheira (da Serra), à cabreira, misto, queimoso ou picante e corno.


Este Texto vem de um trabalho realizado na UBI, por alunos da UBI, que se encontra na internet neste local http://ubista.ubi.pt/~madeira/

O Laçamento deste novo Post serve para que se possa falar um bocado sobre a gastronomia da Vila do Ferro, o que se comia antigamente, as receitas, o prato principal da Vila do Ferro, etc..

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).