Como já é do conhecimento dos Ferrenses, está em construção na nossa Freguesia, o Regadio da Cova da Beira.
(cliquem nas Fotos para aumentar)
O Regadio da Cova da Beira iniciou-se no fim dos Anos 70, na Barragem da Meimoa, com o intuito de proporcionar aos Agricultores da Cova da Beira, a possibilidade de melhorar a sua agricultura. Com o Regadio da Cova da Beira a tradicional Agricultura de sequeiro, pode ser alterada para a Agricultura com base em Horticolas, Frutícolas, ou seja, uma Agricultura de Regadio.
Vejam AQUI a História completa sobre o Regadio da Cova da Beira, desde a construção da barragem da Meimoa, até depois serem lançados os concursos para que se efectuasse a obra aqui no Bloco da Covilhã.
Mas, passados quase 30 Anos do seu inicio, chegou a construção do Regadio á Vila do Ferro. E para que o Regadio da Cova da Beira servisse os Agricultores Ferrenses da melhor maneira possível, em Novembro de 2006 a Junta de Freguesia do Ferro, em colaboração com o IDRHa - Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, proporcionou no Salão da Casa do Povo, uma sessão de esclarecimento aos Agricultores da Vila do Ferro, e Peraboa. Isto para que em conjunto, o Regadio da Cova da Beira seja aproveitado da melhor forma possível.
Nessa sessão de esclarecimento foram esclarecidas certas duvidas que havia por parte dos presentes, como por exemplo, onde passaria o Regadio, quais as zonas regáveis pelo Regadio, etc...
Soube-se, nessa sessão de esclarecimento, que a área regável para os terrenos da Freguesia do Ferro, iria ser de 700 hectares, mas, depois de alguma iniciativa por parte da Junta, e Agricultores, o Regadio foi aumentado para 1200 hectares.
Máquina que está a construir o Canal.
.
Com a construção do Regadio, alguns caminhos da nossa Freguesia vão ser melhorados, onde pelo que se lê AQUI, vamos ter 30 KM de caminhos com betão betuminoso, com uma largura de 4 a 5 metros.
Mas será que o Regadio só trará benefícios? Como já foi discutido, o Regadio da Cova da Beira é um perigo para a Fauna que existe no local onde passa o canal.
Nas zonas onde o Regadio já está construído, foram já encontrados corpos de animais, que desconhecendo o perigo, caem dentro do canal, e devido á inexistência de algum meio para saírem, ficam lá. Isto é um perigo não só para animais selvagens, animais domésticos, mas também para pessoas, principalmente crianças.
Sobre este problema, já fui discutido algo, podem ler AQUI, que as autoridades estão a trabalhar, para que essas mortes de animais sejam evitadas.
A construção do Canal ainda não terminou, está previsto terminar por volta do Ano 2009/2010, por isso não se sabe como vai ficar no fim. Mas pelo que acontece onde já está construído, a segurança do canal é pouca, não só para os animais, mas também para pessoas, principalmente crianças, que pouco conhecem o perigo. Penso que é um problema a ter muito em conta, a segurança.
O Regadio da Cova da Beira está ai na nossa Vila do Ferro, já se nota uma mudança radical na paisagem da nossa Serra. Quem vê a nossa Freguesia a partir da Covilhã, alem de ver torres enormes de ferro a descerem pela Serra, agora vêem também um enorme rasgo que percorre a Serra de uma ponta a outra. Mas isto é o progresso, onde o Canal faz parte dele.
O Regadio da Cova da Beira trará muitos benefícios para a nossa Freguesia, é preciso é saber aproveitar, por exemplo, a agricultura, no momento que o canal estiver em funcionamento, vai ter que mudar. Tendo o canal em pleno funcionamento, a agricultura pode deixar de ser agricultura de sequeiro, para vir a ser agricultura de regadio, onde os produtos Horticolas, e nem só, poderão vir a ser trabalhados em grande na Vila do Ferro.
Mas com isto ficam algumas perguntas: será que o Regadio vai ser bem aproveitado, não só aqui na Vila do Ferro, mas em todos os locais onde passa? Será que o dinheiro que se está a gastar hoje, para a construção do regadio, vai ser recuperado no dia de amanhã? E mais perguntas surgem, as respostas é que só depois, quando o Regadio da Cova da Beira estiver totalmente acabado.
A noite do dia 10 de Janeiro foi uma noite muito trágica que vai ficar na recordação de muita gente. Foi uma noite muito trágica e muito triste para todos os que conheciam o grande Bruno, para a Família principalmente, para os Amigos, para os Ferrenses, foi uma noite muito triste para quem compartilhava a vida próxima do Bruno, e para a Vila do Ferro. Era um grande Homem, pessoa espetacular, rapaz cinco estrelinhas, que nessa noite partiu, deixou-nos e foi olhar por nós lá em cima como uma estrela brilhante, que já ele era cá em baixo, mas que agora quando olhamos para as estrelas e quando vimos uma a brilhar intensamente, é o Bruno, está lá em cima a olhar por nós. Quem conhecia o Bruno sabe que é difícil encontrar palavras para o descrever, era amigo, companheiro, bem disposto, simpático, trabalhador, divertido, levava a vida sempre numa boa, gostava de andar de moto, tinha prazer pela vida e de a viver, gostava de estar ao pé dos amigos, divertir-se e fazer divertir o
Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI , e AQUI . Cogumelos a abrir. Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos. Cogumelos fechados Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas . Cogumelos assados Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer. Cogumelos com ovos mexidos Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de c
O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru. Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares. Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite. As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva). Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssim
Comentários