Carta ao Pai Natal.

Carta ao Pai Natal, de um habitante da Vila do Ferro.

"Querido Pai Natal, como não possuo o teu numero de telefone, nem mesmo o teu endereço de e-mail, nem muito menos sei onde vives, escrevo esta carta neste Blog, na esperança que a venhas ler.
Pai Natal, sei que só as crianças te escrevem, fazendo listas, pedindo presentes, mas sei que vais abrir uma exepção, sei que me vais compreender, e assim concretizar aquilo que te vou pedir.

Sei que este ano não me portei lá muito bem, fiz algumas coisas ruins, mas sei também quem fizesse pior, e por isso acredito que me concedas o que eu vou pedir. O que eu vou pedir, não é para mim, é para a Vila onde resido, que tanto necessita. Eu para mim, peço saúde, paz, e muita harmonia para todos.

O que eu vou pedir, pode ser simples de concretizar, basta tu teres vontade, e querer, que num estalar de dedos realizas estes desejos.

O que eu peço, é devido ao estado catastrófico a que chegaram as coisas, o que eu peço, já há muito foi pedido por muitos, o que eu peço, vai satisfazer-me não só a mim, mas a todos os meus conterrâneos da minha Terra, que eu penso que se calhar já esqueceste, é a Vila do Ferro, fica muito perto da Capital de Concelho, Covilhã. Não parece, mas fica.

Eu podia aqui pedir muitas mais coisas, muitas coisas a que aqui na minha Vila eram necessárias, mas como sei que tens muito a quem satisfazer, eu não vou pedir muito.

Sei, e tenho que o dizer, que tu já concedeste muitos desejos a esta Vila, muita coisa aqui já foi feita, tem que se assumir, mas ainda falta muita coisa por fazer, devido ao teres te esquecido de nós durante tanto tempo.

Pai Natal, uma das coisas que te quero pedir, é uma Estrada nova para a Vila do Ferro. Sim, é aquela Estrada Principal que dá acesso desde a Ponte Pedrinha, á Vila do Ferro, e depois com continuação aos nossos vizinhos de Peraboa.
É aquela Estrada onde todos os dias passam dezenas e dezenas de automóveis, dos muitos habitantes que a Vila do Ferro já tem, sim porque não sei se já reparaste, mas a Vila cresceu, e depois mais ainda aqueles que passam de passagem.


É aquela Estrada, onde muito frequentemente tem ocorrido, directa, o indirectamente, acidentes aos que circulam nela todos os dias.
É aquela Estrada, onde muita vez faz com que os automóveis já têm que ir para a oficina, para concertar amortecedores, e etc.., isto devido ao mau estado do piso, á pequena largura da faixa de rodagem, devido ás bermas tão traiçoeiras, devido ás curvas deficientes, etc.
É aquela Estrada, que dá acesso principal á Capital de Concelho, Covilhã, onde diariamente circulam Autocarros com crianças, que vão para as Escolas.
È aquela Estrada, que tu tanto conheces, e sabes as condições em que está.
Por isto tudo, e por algo mais, peço-te, dá-nos uma Estrada nova para a nossa Vila do Ferro, faz com que neste Natal todos os Ferrenses recebam a alegria de ter, a tão proclamada Estrada nova.
Pai Natal, a Vila do Ferro precisa de uma Estrada nova.

Outro pedido que te quero fazer, segundo desta pequena lista, é para que tu, Pai Natal, concedas umas Ruas, dignas desse nome, á Vila do Ferro. Sim, a Vila do Ferro tem Ruas, mas como tu podes verificar, são Ruas que, devido ao estado descuidado a que algumas já chegaram, já não podemos chamar de Ruas.



Pai Natal, uma Rua não pode ter crateras, como aqui as da Vila do Ferro têm. Uma Rua não pode ter rampas de lançamento, como algumas daqui têm. Uma Rua não pode ter consecutivamente deficiências no piso, quer sejam buracos, quer sejam lombas enormes, onde circular nelas de automóvel, mais parece que estamos a andar numa montanha russa. Uma Rua condigna não pode ter terra, lama, pedras, como aqui as da Vila do Ferro têm. Uma Rua, não pode ser chamada de Rua, quando ao chover, se transforma num Rio, onde circular a pé, é praticamente impossível.
Pai Natal, é devido a isto que te peço, Ruas novas para a Vila do Ferro.

Pai Natal, por agora, deixo aqui esta pequena lista, com dois simples pedidos. Sei que, com certeza, mais coisas se podiam te pedir, mais coisas se podiam juntar a esta lista, mas vou deixar que outros Ferrenses o façam.

Pai Natal, termino esta carta, e antes de me despedir, pedindo-te que olhes mais pela Vila do Ferro, uma Terra linda como é, que muitos adoram, onde muitos, e cada vez mais, escolhem para vir viver.
Pai Natal, termino pedindo-te, não te esqueças de nós, se poderes, e claro que podes, satisfaz-nos estes dois desejos que eu mencionei, danos esta alegria agora nesta Época de Natal, onde tu recebes imensas cartas, com muitos e muitos pedidos, e consegues satisfazer a tudo, e todos.

Pai Natal, despeço-me desejando-te a ti, ás renas, e a todos os que te são queridos, um Santo e Feliz Natal, que tenhas tudo de bom, e que o Ano de 2008 te traga aquilo que tu mais queres, por exemplo, um trenó novo, onde possas levar contigo mais facilmente muitos e muitos presentes, para que assim as entregas sejam feitas mais rapidamente, satisfazendo melhor todas as crianças por esse Mundo fora.

Pai natal, contamos contigo.

As.: danitri - um habitante da Vila do Ferro, que gosta muito da Terra onde vive."

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro