Ferro… uma erecção de 6000 anos... por; "Aldeias de Portugal."


Monumento fálico, único no país, é um monobloco em granito e fica na Vila do Ferro, perto da Covilhã.

Ferro é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 27,19 km² de área e 1 834 habitantes (2001).

É composta pelos lugares de Freixo, Lameiras, Madeira, Monte Serrano, Penedia, Rasas, Ribeiro do Moinho, Semaria, Sítio do Marujo, Sítio da Póvoa, Sítio do Ribeiro de Linhares e Souto Alto.

O Ferro é limitado a Norte por parte da freguesia de Caria, separada do Ferro pela ribeira do mesmo nome, e também pelo rio Zêzere, que serve de limite natural entre esta freguesia e a da Boidobra. A Sul confina com as terras de Peroviseu, a Este é limitada pelas freguesias de Peraboa e Peroviseu, a Oeste confronta com as freguesias do Tortosendo e Alcaria.

O povoamento desta freguesia ascende à época romana, uma vez que terá sido este povo que deu nome à povoação, através da palavra latina Ferrum. Os romanos, nas terras que conquistavam, aproveitavam os recursos minerais do subsolo, sendo conhecida a riqueza desta região nessa matéria. Foi mais tarde um curato anexo ao priorado de Santiago da Covilhã, tendo de rendimento anual duzentos mil réis.


In.: https://www.facebook.com/aldeiasdeportugal/


Há muito mais para além da Serra da Estrela nesta nossa Região, e a Vila do Ferro tem muito para mostrar. Poderão ver no seguinte link um post que já foi escrito sobre o Menir, (e mais, sobre a sepulturas, etc), que esta no Jardim da nossa Vila, cliquem aqui

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro