Fotos da Vila do Ferro III

Para continuar a sucessão de Post´s com fotografias da Vila do Ferro, aqui vai então mais um. Depois de publicar as vistas gerais da nossa Terra, cliquem AQUI para verem, e de publicar as Instituições, vejam AQUI, vou agora publicar mais algumas fotos, desta vez, assuntos que andam na “boca” do Povo actualmente.
(cliquem nas imagens para aumentar)
Assim, podem ver aqui o famoso Menir da Vila do Ferro, que está no nosso Jardim. Este Menir veio de uma Casa que se encontrava na Rua do Rossio, ao pé da Padaria, depois dessa casa sofrer umas alterações, fez-se a reconstrução, foi mudado para o Cilindro, Jardim. Nessa dita Casa o Menir servia para suster uma viga, que segurava uma varanda da Casa, por isso o Menir tem uma cavidade onde encaixava a viga. De onde veio o Menir antes de ir para a Casa? Muita gente se pergunta. A Família dos Donos da Casa tinha uma quinta lá para os lados do Monte Serrano, não se sabe se não viesse daí, ou então da nossa Serra, também é uma probabilidade. O Significado do Menir, é a fertilidade, que na pré-história usavam-no para culto aos Deuses da fertilidade, mas mais não sei sobre este assunto.
Junto ao Menir, encontra-se também uma peça do antigamente, é uma antiga peça de Lagar. Esta peça de Lagar demonstra que a nossa Freguesia foi uma importante região de Lagares, região de muito azeite, como esta parece que existem mais três.
Depois, outro marco Histórico da nossa Vila são os Túmulos de Álvares. Como indica o Livro “Ferro – Cova da Beira”, da nossa querida conterrânea Maria da Ascensão G. C. Rodrigues, passo a citar: “esses Túmulos pertencem já ao principio do Cristianismo, uma vez que se apresentam com a parte destinada á cabeça mais estreita, alargando nos ombros, se bem que o seu formato esteja levemente delineado”. Para saberem mais consultem o Livro, que penso que é uma excelente Obra para um Ferrense ter em Casa, e não só.
Mas o Ferro não tem só marcos Históricos, tem também “coisas modernas”, devido ao progresso, á evolução, ao crescimento Populacional, e foi devido a isso que “nasceu” a já, também, muito falada Subestação Eléctrica. Esta é então a Subestação Eléctrica do Ferro, (é "do", e não "de" como diz á entrada da Subestação) propriedade da REN, Rede Eléctrica Nacional S. A., e encontra-se situada na Estrada Ponte Pedrinha – Ferro, junto ao cruzamento do Monte Serrano. Como se vê nas imagens, a Central esta a ferir o meio que a envolve, causa impacto, sem duvidas. Alem disso, é o perigo que existe para a saúde, pelo que se ouve falar, uma Central destas não é assim tão “pacifica”. Quanto ao impacto que causa no meio que a envolve, sei que se tentou colocar vegetação para “esconder” a dita Central, mas como se vê, não tem estado a dar resultados, primeiro porque a vegetação também não cresce de um dia para o outro, e depois porque poderiam utilizar outras formas de vegetação, isto minha opinião, mas o que é certo, e como se vê na ultima imagem, a Central vê-se, e bem, da Estrada.
Por agora ficam estas fotos, mas colocarei muitas mais, que vão mostrar a todos o que é a Vila do Ferro, o bom e o mau, para que nós Ferrenses daqui a 15 ou 20 Anos vejamos o que era a Vila do Ferro, e para os que estão fora, conheçam esta linda Terra, e onde todos nós podemos fazer com que ainda seja mais, a Vila onde cada vez mais Pessoas gostam de viver.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro