Horta Solar na Vila do Ferro, e mais noticias...
Acidente na Ponte Pedrinha.
Dez pessoas ficaram feridas no despiste e queda de um autocarro, esta tarde, de uma ponte na Estrada Municipal 506, na zona da Covilhã. A Autoridade Nacional de Protecção Civil indica que não existem vítimas mortais deste acidente.O acidente deu-se pelas 13h30. Fonte do comando nacional da Protecção Civil adiantou à Lusa que o autocarro caiu da Ponte Pedrinha, de uma altura de cerca de três metros, sobre o Rio Zêzere, junto à Covilhã.
Ler mais clicando aqui.
Eleições Legislativas na Vila do Ferro
No passado domingo realizou-se a Eleição para eleger o Primeiro Ministro, e consequentes deputados, para a Assembleia da Republica. Clique aqui para saber os resultados na nossa Vila do Ferro.
Horta Solar na Vila do Ferro
A central fotovoltaica da empresa Enforce, instalada na freguesia do Ferro (Covilhã), já está ligada à rede eléctrica pública, abastecendo o equivalente a perto de 40 casas. Este projecto único na Beira Interior, pensado há quatro anos, utiliza uma tecnologia inovadora a nível nacional e até europeu: seguidores solares bifaciais, com uma potência total de 100 kilowatts, que permitem um ganho energético de 50 por cento em relação a instalações tradicionais fixas. (…)
(…) No total, a horta solar, localizada na Quinta da Charneca, ocupa meio hectare e engloba nove seguidores solares bifaciais, que foram concebidos através de uma parceria com uma firma russa. «Foi a Enforce que desenvolveu esta tecnologia, mas auxiliada pela experiência no fabrico de células bifaciais da empresa russa», revela. «Contamos com 30 por cento conseguidos através do seguimento solar e com 20 por cento que vem pela radiação», explica. A grande diferença relativamente aos sistemas tradicionais é que estes seguidores giram ao longo do dia, com tecnologia semelhante à usada nos satélites enviados para o espaço, gerando, por isso, mais electricidade. Uma instalação fixa absorve 1.500 horas de sol por ano, enquanto que com este tipo de estruturas o aproveitamento pode chegar às 1.800.
Ler mais clicando aqui.
Comentários
Perdoem-me o engano!
A «Horta Solar na Vila do Ferro» não chegou a ser colocada no Blogue da Junta, conforme sugerira. Foi apresentada aqui, neste Blogue, menos de cinco horas depois de eu ter lançado um comentário.
Para quem vive longe, é agradável ver um vídeo onde se fala da sua Terra por motivos que o deixam orgulhoso.
Os meus parabéns!
Para bem dos leitores, o responsável máximo pelo desenvolvimento da Blogosfera do Ferro voltou.
Ai dotejo, até parece que nem moras cá :)
Tá-se mesmo a ver que apesar de morares perto dele, está feito com ele
Deixa-te dessas lamechices de:
"Para quem vive longe, é agradável ver um vídeo onde se fala da sua Terra por motivos que o deixam orgulhoso", blá, blá, blá, e não atires areia aos olhos do pessoal, que embora o penses, não comes por tolos
Já chega de tanta falsidade
Conhecemos a lista de Paulo Tourais. Das outras, apenas os candidatos.
O Blogue da Junta de Freguesia do Ferro transcreveu, na íntegra, as entrevistas dos Candidatos à Assembleia de Freguesia do Ferro publicadas no semanário Notícias da Covilhã, de 1 de Outubro. Compete à Junta ser isenta nas informações que presta, mas entre o competir e o fazer vai uma grande diferença. Por isso, louvo o acto democrático da Junta, a sua isenção, a não omissão.
Através desta transcrição, o leitor, pelas respostas às perguntas formuladas, ficou a conhecer um pouco de quem se apresenta a concorrer com Paulo Tourais.
Isabel Mendes que eu desconhecia por completo foi uma agradável surpresa.
Admirei a inteligência, a simplicidade, a clareza e a sensatez que as suas poucas palavras, as suficientes, revelaram. Independentemente da equipa que compõe a sua lista, gostaria muito de a ver eleita para a Assembleia – A Comunidade precisa de uma oposição que sirva de acelerador e não de travão ao seu desenvolvimento.
António Bruxo candidata-se à presidência, afirma que o eleitor sabe quem ele é e o que quer. No entanto, começou por afirmar que vai tentar fazer o melhor que puder com o grupo que se conseguiu arranjar. Confesso que ignorava o facto de ter participado na coisa pública.
Quem se candidata para ganhar apresentou muitas palavras, pouco disse.
Seria importante para o eleitor saber quem é o dito grupo que se conseguiu arranjar para este candidato, com ele, tentar fazer o melhor que puder.