Horta Solar na Vila do Ferro, e mais noticias...

Acidente na Ponte Pedrinha. Dez pessoas ficaram feridas no despiste e queda de um autocarro, esta tarde, de uma ponte na Estrada Municipal 506, na zona da Covilhã. A Autoridade Nacional de Protecção Civil indica que não existem vítimas mortais deste acidente.O acidente deu-se pelas 13h30. Fonte do comando nacional da Protecção Civil adiantou à Lusa que o autocarro caiu da Ponte Pedrinha, de uma altura de cerca de três metros, sobre o Rio Zêzere, junto à Covilhã.
Ler mais clicando aqui.
Eleições Legislativas na Vila do Ferro No passado domingo realizou-se a Eleição para eleger o Primeiro Ministro, e consequentes deputados, para a Assembleia da Republica. Clique aqui para saber os resultados na nossa Vila do Ferro.
Horta Solar na Vila do Ferro
A central fotovoltaica da empresa Enforce, instalada na freguesia do Ferro (Covilhã), já está ligada à rede eléctrica pública, abastecendo o equivalente a perto de 40 casas. Este projecto único na Beira Interior, pensado há quatro anos, utiliza uma tecnologia inovadora a nível nacional e até europeu: seguidores solares bifaciais, com uma potência total de 100 kilowatts, que permitem um ganho energético de 50 por cento em relação a instalações tradicionais fixas. (…) (…) No total, a horta solar, localizada na Quinta da Charneca, ocupa meio hectare e engloba nove seguidores solares bifaciais, que foram concebidos através de uma parceria com uma firma russa. «Foi a Enforce que desenvolveu esta tecnologia, mas auxiliada pela experiência no fabrico de células bifaciais da empresa russa», revela. «Contamos com 30 por cento conseguidos através do seguimento solar e com 20 por cento que vem pela radiação», explica. A grande diferença relativamente aos sistemas tradicionais é que estes seguidores giram ao longo do dia, com tecnologia semelhante à usada nos satélites enviados para o espaço, gerando, por isso, mais electricidade. Uma instalação fixa absorve 1.500 horas de sol por ano, enquanto que com este tipo de estruturas o aproveitamento pode chegar às 1.800. Ler mais clicando aqui.

Comentários

Dotejo disse…
Afinal, ninguém dormia…
Perdoem-me o engano!
A «Horta Solar na Vila do Ferro» não chegou a ser colocada no Blogue da Junta, conforme sugerira. Foi apresentada aqui, neste Blogue, menos de cinco horas depois de eu ter lançado um comentário.
Para quem vive longe, é agradável ver um vídeo onde se fala da sua Terra por motivos que o deixam orgulhoso.

Os meus parabéns!
Para bem dos leitores, o responsável máximo pelo desenvolvimento da Blogosfera do Ferro voltou.
antianónimo disse…
Responsável máximo pelo desenvolvimento da Blogosferra do Ferro... o Danitri?
Ai dotejo, até parece que nem moras cá :)
Tá-se mesmo a ver que apesar de morares perto dele, está feito com ele
Deixa-te dessas lamechices de:
"Para quem vive longe, é agradável ver um vídeo onde se fala da sua Terra por motivos que o deixam orgulhoso", blá, blá, blá, e não atires areia aos olhos do pessoal, que embora o penses, não comes por tolos
Já chega de tanta falsidade
Dotejo disse…
Será possível que as listas dos candidatos (cabeças de lista), entregues há mais de um mês no Tribunal da Covilhã, ainda não sejam conhecidas?

Conhecemos a lista de Paulo Tourais. Das outras, apenas os candidatos.

O Blogue da Junta de Freguesia do Ferro transcreveu, na íntegra, as entrevistas dos Candidatos à Assembleia de Freguesia do Ferro publicadas no semanário Notícias da Covilhã, de 1 de Outubro. Compete à Junta ser isenta nas informações que presta, mas entre o competir e o fazer vai uma grande diferença. Por isso, louvo o acto democrático da Junta, a sua isenção, a não omissão.

Através desta transcrição, o leitor, pelas respostas às perguntas formuladas, ficou a conhecer um pouco de quem se apresenta a concorrer com Paulo Tourais.

Isabel Mendes que eu desconhecia por completo foi uma agradável surpresa.
Admirei a inteligência, a simplicidade, a clareza e a sensatez que as suas poucas palavras, as suficientes, revelaram. Independentemente da equipa que compõe a sua lista, gostaria muito de a ver eleita para a Assembleia – A Comunidade precisa de uma oposição que sirva de acelerador e não de travão ao seu desenvolvimento.

António Bruxo candidata-se à presidência, afirma que o eleitor sabe quem ele é e o que quer. No entanto, começou por afirmar que vai tentar fazer o melhor que puder com o grupo que se conseguiu arranjar. Confesso que ignorava o facto de ter participado na coisa pública.
Quem se candidata para ganhar apresentou muitas palavras, pouco disse.
Seria importante para o eleitor saber quem é o dito grupo que se conseguiu arranjar para este candidato, com ele, tentar fazer o melhor que puder.

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro