Forja, Artes e Saberes do Ferro.
Foi inaugurado na nossa Terra, no dia 12 de Julho, um pequeno Museu, uma pequena demonstração do que era uma Forja no passado.
Forja era um espaço onde uma pessoa, Ferreiro, fazia e arranjava peças para a agricultura e construção civil. Através de um processo, aquecimento e depois arrefecimento do metal, trabalhava-se para fazer ou arranjar variadas ferramentas. Isto de uma forma simples de explicar. Este Museu mostra a forma real de como era uma Forja.
Na Vila do Ferro existia a Forja o sr. Luís Elias. Com os filhos a doarem o espaço e a Junta de Freguesia do Ferro a realizar a obra, foi assim constituído o Museu; Forja, Artes e Sabres do Ferro.
O Ferro Vila mostra aqui um pouco do que é este Museu. É um espaço onde mostra como era a Forja no passado, mostra também as ferramentas que se faziam. Alem disso, tem texto a explicar tudo, os processos, as ferramentas, a historia.
Clicando aqui, entrevista ao sr. Luís Elias, realizada pela Rádio Jornal do Fundão no âmbito do programa Gente de Cá, de 23 de abril de 2000.
Comentários