Serra do Ferro, após incêndio de 2022.

A 17 de Julho do ano passado, 2022, a nossa Serra do Ferro teve um incêndio.
Começou na Freguesia da Fatela, no Fundão. Passou a Peroviseu e chegou á nossa Freguesia, fazendo com que se perdesse na nossa Serra uma parte considerável de floresta, essencialmente pinho, carvalho e castanheiro. Alem disso, muitos produtores e agricultores perderam também muitas árvores e não só.
Um ano e quatro meses depois visitei a zona. Para quem adora a Serra, ver a transformação depois do incêndio, é desolador.
Neste link podem ver um post da nossa Serra, do Ano de 2008.
A seguir, dois conjuntos de fotos, com antes e depois, de como a Serra está diferente. Todas as fotos foram tiradas do Talefe do Ferro.
Aqui, direcionada para o Soito Alto, foi onde ardeu a maior parte, zona da pedra do livro e quinta da sesmarias.
Aqui, direcionada para o Ferro e a Covilhã, que como se pode ver, na primeira foto a nossa Vila não se vê, devido á floresta, após o incêndio é como se vê.
Com isto, deixo aqui umas fotos, a mostrar como parte da nossa Serra do Ferro está “despida”. Mostro isso aqui, na esperança que alguém haja de forma que daqui a uns anos, a nossa Serra fique igual ao que era antes do incêndio.
Não basta colocar placas de “rota do castanheiro”, se não houver castanheiros para ver enquanto se caminha.
.
Fica o desejo e a esperança, por muito pouca que seja, que um dia tornemos a ver esta zona da nossa Serra outra vez com floresta. Fica o desejo e a esperança, que não torne a existir outro incendio. Mas isso é um problema que existe um pouco por todo o lado. São provocados incêndios e ninguém é culpado, ninguém se responsabiliza e torna a fazer com haja floresta. Muitos ganham á conta dos incêndios, mas ninguém faz com que torne a existir floresta.
Fora o que se perde em fauna e flora, floresta com anos de existência, está também os prejuízos para produtores e agricultores, que, por exemplo, na Serra do Ferro ardeu muitas cerejeiras, castanheiros e pasto para os animais.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro