Festa do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

No último domingo do mês de Agosto, na Vila do Ferro, é dia de festa e devoção ao Sagrado Coração de Maria do Ferro.
Junto ao campo de futebol existe um Santuário e uma Capela. Dentro da Capela está a Nossa Senhora do Sagrado Coração de Maria do Ferro, que no dia 15 de Agosto à noite segue em procissão das velas até à Igreja Matriz. Depois, no último domingo de Agosto, vai em procissão até ao Santuário, onde depois se realiza uma missa campal. No fim, torna à Capela.
No vídeo, entrada da Nossa Senhora na Capela, após a missa.
Os Ferrenses mais antigos referem-se à imagem do Sagrado Coração de Maria como "santinha".
A seguir deixo a partilha de uma história acerca da proveniência do nome e devoção à "santinha".
História partilhada por Maria Bárbara Afonso Marrocano;
.
"A festa do Sagrado Coração de Maria. Da memória dos mais velhos ao que cada um de nós sabe ou não sabe.
Ouvi das pessoas mais velhas que um homem viajou, saiu de cá, tal como muitos fizeram ao longo do tempo. Para o Brasil, América e Europa. Só duma assentada, foi uma leva deles , deixando cá os filhos e as mulheres, entre eles, o marido da Senhora Rosa Versos da rua do Souto, irmão do Senhor José de Oliveira. Como não sabiam ler ,a maioria nunca mais deram noticias . Os registos de saída, estão nos Arquivos de Castelo Branco.
Nestas aventuras contavam que em tempos longínquos, um desses homens, de nome António Nunes, voltou, e trazia consigo uma pequena imagem, que cabia praticamente num bolso. Dizia que essa imagem o protegeu, chamava-lhe Santinha e tinha orgulho em a mostrar. Dai começou a devoção à Santinha ,que começou a fazer-se no adro da Igreja. Desta iniciativa nasceu a necessidade duma capela e duma Padro Quanto à suposta imagem ! Numa terça feira de Páscoa de 1977, passou pelo Ferro um grupo de pessoas de Lisboa , minhas amigas , no grupo vinha um dito padre, Belo, do Crato, que tinha um Museu. Homem das Artes quis ver o estilo da igreja, entramos e, por sorte , estava lá o Padre Manuel. Apresentaram-se, falaram do estilo da igreja e pediu-lhe para ver os arrumos.
O Padre Manuel disse que não havia nada para ver, insistindo , mostrou-lhe a Sacristia Velha. Viu, classificou os castiçais e quando deu com os olhos numa imagem que andava avulso, numa gaveta, ficou extasiado. O nosso prior não sabia de nada e nunca ouvira os conterrâneos falar dela? - Então disse - Ai não sabe ? Então não diga a ninguém - Ou a guarda já bem guardada, ou levo-a eu. Continuando disse - Se os larapos soubessem já cá não estava. É muito antiga e tem muito valor.
Então o padre Manuel meteu-a debaixo do casaco e levou-a para casa.
Anos mais tarde , o Padre Manuel disse na igreja que iam umas peças para o Museu, entre elas uma imagem, que o povo nem conhecia.
A verdade é que essa imagem, muito tosquinha, está no museu da Arte Sacra da Covilhã."
.
Vídeo clicando; aqui

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro