Incêndio na nossa Serra do Ferro.

Neste domingo passado, 17 de Julho, a nossa Serra teve a arder, num incêndio vindo do lado da Peroviseu, que começou perto de Valverde, Fundão.
.
Ardeu mesmo por cima da nossa Vila, desde o cimo da Serra até perto do depósito de água novo e por cima do canal do regadio da Cova da Beira. Do lado do Monte Serrano chegou à Sesmarias e ao caminho que vai à Pedra do Adufe, ou Pedra do Livro. Essa zona também ardeu. Do outro lado ardeu a zona do Azevo e Barronceira.
.
É triste e revoltante ver um pouco da nossa Serra, verdinha que era, estar agora cinzenta e preta, devido a pessoas más que devido a interesses causam isto. É triste e revoltante saber que muita gente perdeu pasto para o gado, cerejeiras, azinheiras, sobreiros, pinhos, carvalhos e castanheiros, muitos deles centenários. E isto tudo porque há interesses, enormes interesses e infelizmente ninguém pára isso, que não é só por aqui, mas por todo o país. Obrigado aos bombeiros, muitos que pela Vila do Ferro estiveram, obrigado pelo trabalho realizado. Agradecer também à população, que dando apoio e muito mais, fizeram com que não fosse pior. Agora, ao cimo do povo o que se vê é preto e cinzento. Quando começarem a cortar o que está queimado, vamos sentir falta da floresta que tínhamos perto. E vai tardar a ficar como estava.
.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro