Conferência sobre Orçamento Participativo na UBI.


Realizou-se hoje num Auditório da Universidade da Beira Interior uma Conferência sobre Orçamento Participativo, iniciativa esta protagonizada pelo Vereador da Câmara Municipal da Covilhã Nelson Silva. Com uma explicação do Professor Nuno Augusto, Presidente do Departamento de Sociologia da UBI, ficou-se a saber o que é concretamente o Orçamento Participativo.
Orçamento Participativo é uma iniciativa que já é utilizada em muitas Câmaras a nível Nacional e que consiste em dar hipótese ao cidadão comum de colocar propostas sobre como aplicar uma determinada verba do orçamento da Câmara, no caso da Covilhã são 500 mil Euros, ou seja, de uma maneira ou local próprio o cidadão comum pode propor projetos á Câmara onde pode ser aplicado essa verba específica do Orçamento Municipal. Isto explicado de uma maneira leve e fácil o que é o Orçamento Participativo, que já é utilizado por exemplo no Brasil há muitos anos, clicando aqui pode saber mais sobre o que é o Orçamento Participativo.

 

Hoje no auditório da Universidade foi realizada esta iniciativa, e é uma iniciativa que está de Parabéns. Com o tempo existirá um Orçamento Participativo mais concreto, onde todos os que não têm muita facilidade de interagir com a Câmara, ou Assembleia Municipal, possam assim colocar as suas propostas para a utilização deste Orçamento. Quando se diz todos os que não têm facilidade de interagir com a Câmara excluem-se os Presidentes ou membros das Juntas de Freguesia, nada contra eles, mas pensa-se que uma iniciativa como esta deve ser usada por quem não tem essa facilidade, facilidade de propor algo para a aplicação deste Orçamento.
Esta iniciativa do Orçamento Participativo não é muito conhecida até agora, mas quem esteve nesta conferencia saiu de lá muito elucidado, gostou de que ouviu, principalmente do Professor Nuno Augusto. Os Orçamentos Participativos são uma ótima iniciativa com certeza, onde o cidadão comum pode participar no Orçamento, propor e debater essa proposta, qualquer proposta, seja sobre a educação, cultura, desporto, saúde, etc. E não um voto sobre uma determinada área, sem se saber em concreto os projetos, sem haver uma participação e/ou debate direto sobre as propostas.
Parabéns por esta conferencia e por esta iniciativa, que os futuros Orçamentos Participativos sejam mais concretos e funcionais onde hajam mais propostas, existe uma primeira vez para tudo, este foi o primeiro, que venham mais porque é uma mais valia.

Ver mais sobre esta conferencia do Orçamento Participativo clicando
aqui.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro