Faleceu o Sr. José dos Reis Guerra, Sócio Fundador da Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro.



José dos Reis Guerra faleceu ontem com 83 Anos, devido a já alguns problemas de saúde, será realizado o funeral amanha, Domingo 17, na nossa Vila do Ferro ás 16 horas.

 O Sr. José dos Reis Guerra foi o principal Sócio Fundador da Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

Esta Associação nasceu quando, pela Páscoa de 1989, a saudosa e benemérita Senhora D. Laura Nunes Monteiro Maricoto prometeu doar todos os seus bens a uma instituição que desenvolvesse no Ferro actividades de carácter social.
Um seu vizinho, José dos Reis Guerra, interiorizou esta mensagem e em poucos dias juntou um grupo de pessoas que iniciou uma grande revolução social nesta freguesia da Cova da Beira. Em 12 de Julho foi constituída a Associação e um ano mais tarde, ainda com a presença física da Sra. D. Laura Maricoto foi lançada a primeira pedra do Centro de Dia.
Em Julho de 91 começou a funcionar o Centro de Dia, que rapidamente se encheu de idosos que assim puderam viver uma nova idade com mais conforto.

A Direcção da Associação, sempre presidida por José dos Reis Guerra, iniciou logo a seguir uma nova obra: o Infantário. Em Novembro de 1994 iniciou o seu funcionamento com capacidade para 70 crianças e com as valências de Creche e Jardim de Infância.
A antiga residência da Sra. D. Laura é transformada num Lar para idosos e em Janeiro de 2001 abre as suas portas a duas dezenas de idosos, que continuando no seu meio, têm quem os acompanhe dia e noite sem grandes preocupações pois a comida, roupa lavada e os cuidados médicos estão sempre assegurados.

Alem do Lar para Idosos, do Infantário, José dos Reis Guerra, em conjunto com um grupo de pessoas, entre as quais o Sr. Diogo Afonso Marrocano, ambos sócios honorários, fizeram mais duas grandes obras nesta Associação, um Pavilhão Gimnodesportivo e uma Piscina, ambos fazendo parte de um denominado Parque Recreativo José dos Reis Guerra, Fundador da Asociação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

José dos Reis Guerra esteve como Presidente da Direção desta Associação 18 Anos, de 1989 a 2007, contando com várias pessoas a ajuda-lo, esta Associação da Vila do Ferro muito deve ao Sr. José dos Reis Guerra.

Em Maio de 2009 foram homenageados os Sócios Honorários da Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro, entre as quais o Sr. José dos Reis Guerra.
Clicando neste link; FerroVila poderão ler um post sobre esta homenagem, e sobre os 19 Anos que na data se celebravam.
A seguir um video sobre a vida desta Associação onde o Sr. José dos Reis Guerra foi Presidente durante 18 Anos;



Apresento aqui as minhas sentidas condolências à Família do Sr. Guerra.

Comentários

Teresa disse…
Boa tarde,
Como filha do Sr. Guerra quero agradecer as simpáticas palavras aqui deixadas sobre o meu pai. De facto na Associação do Sagrado Coração de Maria desenvolveu uma das atividades da sua vida em que mais se empenhou e que mais prazer lhe deu. O bem estar dos outros foi sempre algo que o motivou e que muito prazer lhe deu. Quando se trabalha com o coração, como o meu pai o fez, a melhor recompensa é constatar que algo de bom ficou e que algumas pessoas conseguiram ter alguma qualidade de vida, que mais difícil seria de obter sem que esta obra tivesse sido efificada. Lamento só agora ter visto e só agora poder agradecer. Muito obrigada. Teresa Guerra

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro