Reunião Pública da Câmara Municipal da Covilhã realizou-se na Vila do Ferro.

Como tem acontecido noutras Freguesias, a nossa Vila do Ferro recebeu no passado dia 14, sexta-feira, uma Reunião Publica da Câmara Municipal da Covilhã, que decorreu a partir das 10h da manhã na antiga Escola Primária do Alpendre, frente á Farmácia. Com estas reuniões, pretende o Presidente da Câmara, Carlos Pinto, dar a oportunidade a que os munícipes se pronunciem, directamente, sobre as suas necessidades e anseios.

 Nesta Reunião realizada na nossa Freguesia um dos temas anunciados foi sobre a nova Barragem das Penhas da Saúde, onde foi dito que os terrenos para onde está destinada a construção da nova barragem, seriam colocados em nome da Câmara Municipal. Segundo Carlos Pinto, até dia 25 de Janeiro decorrerá a audiência de interessados, mas a autarquia conta até final do ano adjudicar a obra. In.: ”Noticias da Covilhã

O Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, Enf. Paulo Tourais, apresentou a todos os elementos da Câmara Municipal as boas vindas e desejou a todos um bom trabalho, agradecendo no fim a presença de toda a comitiva.

O Senhor Presidente da Junta do Ferro apresentou ainda ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Covilhã o seguinte texto, retirado da página do Facebook da Junta de Freguesia do Ferro:

Reunião da Câmara Municipal no Ferro

Em primeiro lugar desejo, em meu nome e em nome da população do Ferro, dar-lhes as boas vindas à freguesia e endereçar os votos de uma excelente e produtiva reunião de trabalho camarário.
Sr. Presidente,
Em final de 2005, ano em que iniciámos o trabalho autárquico, encontrei, na Junta de Freguesia do Ferro, uma casa com dívidas a funcionários e a fornecedores e uma freguesia com necessidades extremas de modernização, fosse ao nível da água potável, do saneamento e dos arruamentos, fosse no que à auto-estima de um povo dizia respeito.
O lema escolhido para a lista com que me candidatei era “De mãos dadas pelo Ferro” e foi isso mesmo que fizemos: demos as mãos em prol desta freguesia e das suas gentes.
Em sete anos, de trabalho árduo, mudámos, com a colaboração da Câmara Municipal da Covilhã, a face desta freguesia: tornámo-la moderna, dinâmica e com esperança no futuro:
1. Abastecemos de água potável, de elevada qualidade, toda a freguesia;
2. Construímos a grande ETAR do Ferro e a do Monte Serrano;
3. Asfaltámos mais de 20 km de ruas e caminhos municipais e rurais;
4. Electrificámos e iluminámos ruas, caminhos e estradas, com mais de 300 luminárias;
5. Reabilitámos o Largo do Outeiro e as ruas da Igreja e Zeca Gonçalves, entre outras, num trabalho que as transformou em verdadeiras salas de visita da Vila;
6. Modernizámos a escola primária, dando-lhe características de modernidade e dotando-a dos equipamentos necessários para que as crianças e as professoras possam aprender e ensinar nas melhores condições;
7. Etc., etc.
Mas, não nos ficámos por aqui e, excedendo aquelas que são as nossas competências legais:
8. Dinamizámos a freguesia com a realização de eventos diversos;
9. Apoiámos a economia local e a agricultura através da realização de feiras sectoriais;
10. Apoiámos as crianças, os jovens, os idosos e as famílias, através de medidas pioneiras e inovadoras (programa de vacinas, oferta de livros escolares, programas de voluntariado, etc.);
11. Apostámos de forma consistente na formação das nossas gentes;
Só quem não ambiciona mais, poderia estar satisfeito, por isso, sei que muito ainda falta fazer e que, esta freguesia rural, a 3ª maior do concelho da Covilhã, precisa de um olhar cuidado, que sei que V. Exa. continuará a ter.
Mas, uma viagem pela história dos últimos 7 anos da minha freguesia, não estaria de todo completa sem um olhar para o futuro, o qual, sendo já amanhã, tem merecido toda a minha atenção:
1. Actualmente, temos concluído o Bloco de Regadio do Ferro, com cerca de 800 ha, que poderá transformar esta freguesia na verdadeira jóia agrícola da região, produzindo os melhores frutos e legumes, tão só seja criado um plano de apoio a todos aqueles que a terra queiram trabalhar.

Apelo, pois, a V. Exa., para que, à semelhança do que tem feito nos outros sectores da economia local, sejam o comércio, a indústria e as empresas tecnológicas, etc., apoie também este que sabemos ser um sector essencial;

2. Está em andamento a reabilitação e requalificação da EM506-1, da Ponte Pedrinha ao Ferro, ânsia de todos nós, e fundamental para o desenvolvimento consistente desta zona do concelho.
Sei, porque tenho reunido com V. Exa. diversas vezes, que esta é uma preocupação sua e que, apesar dos tempos de quase falência nacional, em que Portugal se encontra refém do resgate financeiro da Troika, sempre considerou esta como uma obra fundamental para o futuro da freguesia e que, por isso, a realiza com verbas próprias da Câmara Municipal.
Todavia, há muito tempo que a aguardamos.
Peço-lhe, pois, uma maior intensidade no ritmo dos trabalhos, para que a conclua o mais rapidamente possível, na medida em que são diários os prejuízos causados às viaturas daqueles que nela circulam e inúmeros os problemas de segurança para pessoas e veículos.
Para além disso, será uma honra muito grande poder contar com V. Exa. na sua inauguração;

3. A Junta de Freguesia do Ferro tem já assinado com o PRODER, por intermédio da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, o financiamento daquele que irá ser uma marca de prestígio, não só da freguesia, mas também do concelho: o Centro Interpretativo da Cereja, o qual irá permitir a investigação frutícola, a dinamização da agricultura, da economia local e do turismo e também da reabilitação da chamada “Casa Museu”, há mais de 20 anos doada à Junta de Freguesia, pela Sra. D. Carmena Forte, que pretendia ver nela um espaço de cultura.
Assinei, no princípio deste mês, o contrato de financiamento no valor de 198 mil euros, dos quais temos necessidade de encontrar a comparticipação nacional.
Este projecto, que tem contado com o seu apoio desde o primeiro momento, tenho a certeza contará também com V. Exa. para a resolução da questão financeira.

Finalizo com dois pedidos também para 2013:
1 – A reabilitação do Largo das Festas, espaço nobre da freguesia, e local onde se realizam vários eventos, entre os quais a Feira da Cereja, espaço que pretendo seja a Grande Praça Central da Vila do Ferro, e que a transformará num verdadeiro ex-libris;
2 – A construção do Parque Infantil, verdadeira necessidade das inúmeras crianças da freguesia, que nele encontrarão um local de lazer e de diversão moderno e seguro.

Termino desejando a todos um bom trabalho e agradecendo a V/ presença,
Paulo Tourais
Presidente da Junta

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro