XV Festival Nacional de Folclore Rancho da A. S. C. M. do Ferro.


Realizou-se no passado fim-de-semana a 15ª Edição do Festival de Folclore do Rancho da Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

Festival que contou com três dias de Festa, onde sexta-feira dia 5 um baile abrilhantado pelo Organista Tó Pinto fez a abertura do fim-de-semana festivo, com quermesse, bar, e mesas para aqueles que queriam estar mais cómodos, durou ate de madrugada, apesar de uma temperatura não muito habitual para uma noite de Verão.

No Sábado dia 6 foi o dia propriamente dito do Festival, contando com 6 grupos de Ranchos e Bombos; Grupo de Bombos da A. S. C. M. do Ferro, Rancho Folclórico da A. S. C. M. do Ferro, Rancho Folclórico D´Alegria (Vila Meâ, Nelas), Rancho Folclórico de Matela (Penalva do Castelo), Grupo de Danças e Cantares de Vila do Carvalho e o Rancho Folclórico da Borralheira (Teixoso). Depois do jantar com todos os Grupos participantes, realizou-se o desfile pelas Ruas do Ferro, com o Grupo de Bombos a “abrirem caminho”, mostrando ao povo da nossa Vila todos os Grupos e Ranchos que iam participar neste Festival.
Pelas 22 horas o Festival começou, fazendo as delicias de quem gosta de ver Folclore, de quem gosta desta tradição que nunca deve acabar. Com serviço de bar, porco no espeto, muita animação, muita gente, foi assim que o Festival lá ia prosseguindo, acabando com cada um dos Ranchos se despedindo até uma próxima.

Domingo dia 7 mais um Baile desta vez abrilhantado pelo Organista Fernando Ramos, que levou para junto do Palco muitos a fazerem um jeito ao pezinho, dançando e saltando, até de madrugada.

E foi assim que mais um Festival organizado pelo Rancho Folclórico da Associação do S. C. M. do Ferro se realizou, um Festival com três dias de Festa, um Festival com uma tradição, o Rancho Folclórico, que nunca deveria acabar, um tradição, uma cultura que nunca deve chegar ao fim, e é com o trabalho e organização como a do Rancho da Associação que isso nunca deve acontecer, por isso, estão todos de Parabéns.



Mas neste Festival houve um ponto negativo, que já foi mencionado mais vezes, o espaço onde o Festival é Realizado, junto ao Lar de Idosos Dn. Laura Maricoto. Um Festival onde o barulho é constante, que é realizado junto a um Lar de Idosos, penso que não é muito bom para quem esta hospedado no Lar, para quem já tem uma certa idade e quer descanso. Penso que é um ponto negativo a ter em conta pela organização, para futuramente melhorar.

Depois, mais um ponto que já foi comentado por muitos também, o juntar num só os dois Ranchos da Freguesia. Uma Freguesia, que não é grande, como a do Ferro devia juntar recursos e logística, e fazer só um Festival de Rancho Folclórico, ou mesmo até juntar os dois Ranchos e formar um só. Mesmo que juntar os dois Ranchos seja uma tarefa não muito fácil, pensem nisto, juntar num só Festival os dois Ranchos, acho que a Freguesia ficava a ganhar.


Para verem todas as Fotos deste Festival, algumas Fotos cedidas por Maria Bras, cliquem aqui.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro