Festa em Honra de São Sebastião 2011

Realizou-se no passado Domingo a Festa em Honra do Mártir da Nossa Terra, São Sebastião.
O dia de Festa começou logo cedo com a alvorada efectuada por foguetes, e pelos Bombos do Ferro que percorreram as Ruas da Vila, ao mesmo tempo que os dois Ramos circulavam pelo Povo, para que quem quisesse ajudar á Festa pudesse contribuir com aquilo que desejassem. Os ramos, segundo a tradição, eram constituídos por enchido, bacalhau, azeite, pão, etc, e depois durante a Festa são licitados, cada um, a partir de um valor.
Depois dos bombos, e dos mordomos percorrerem as ruas do Ferro pedindo para a festa, chega a banda, que veio para participar na Procissão, começando a Missa ás 13 horas, e prosseguindo com a procissão logo a seguir, foram muitos que rezavam em Honra do Mártir São Sebastião.

Ás 14:30 horas o Povo foi-se começando a juntar no Pavilhão José Reis Guerra, para começar a licitar vários produtos constituídos em lotes onde englobavam enchido, garrafas de vinho, champanhe, etc, depois também coelhos, patos, e outros produtos. Foi uma leilão muito renhido, muita gente a levar para casa produtos saborosos, e ajudando assim á Festa, que este Ano foi para a compra de umas portas novas para a Capela do Espírito Santo. O Leilão acabou com o Leilão dos dois ramos, onde quem os acabou por levar foi muito bem recheado para casa com bons produtos, enchido, azeite, bacalhau, etc.

Depois, para concluir a Festa, um bodo composto por enchido, pão e vinho, foi oferecido á população, ao mesmo tempo que o organista Tó Pinto foi abrilhantando o Baile, onde quem quis pode dar o seu pezinho de dança.

Sem dúvida, que a festa de homenagem ao nosso Santo Padroeiro, só foi possivel realizar-se porque muitas pessoas colaboraram com o seu trabalho, com ofertas de produtos ou dinheiro, por isso, a todos, a Comissão de Mordomos 2011, (P. Tourais, F. Ricardo, J. Afonso, J. Brás, J. Catalão, J. Abrantes, J. Pedro, D. Trindade, A. Pedro) deixa expresso publicamente o seu Bem-haja!

Ver mais sobre esta Festa clicando aqui

Ver todas as Fotos clicando aqui

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro