Pequeno Incêndio na Serra do Ferro.

Deflagrou ontem, segunda-feira 26, pelas 23.30h, um pequeno Incêndio na nossa Serra do Ferro. O Fogo ocorreu na zona da parabólica, mais ou menos, numa zona onde quase todos os anos ocorre lá um Incêndio, e sempre quase à mesma hora.
Deflagrar um Incêndio por volta da meia-noite é uma situação que não é ocasionada pela natureza, é ocasionada sim pela mão humana, conscientemente, ou inconscientemente. Deflagrar assim um fogo, quase sempre no mesmo local, durante a noite, quase todos os Anos no Verão, de á uns tempos para cá, se calhar, não é um acto inconsciente.
O Fogo foi extinto com a ajuda de alguns Ferrenses, principalmente um morador daquela zona, que com o tractor conseguiu com que o fogo se extinguisse, enquanto os Bombeiros andavam “perdidos” pela nossa Serra, encontrando depois o caminho certo para o local, já o fogo estava dominado.

A nossa Serra é uma zona que tem uma mata de à já muito tempo, Castanheiros, Carvalhos, Pinhos, etc, que, minha lembrança, e lembrança de muitos, já á muitos anos que embelezam a nossa Serra. O que não se pode dizer do lado contrário, junto á Peroviseu, etc, onde, devido a vários Incêndios de vários Anos, a Serra está “destruída”. Alem da Floresta, a nossa Serra é produtora de muita fruta, cereja por exemplo, a bem falada cereja da Vila do Ferro.
Para que a nossa Serra não fique “destruída”, para que não fique “negra”, como se vê em muitos sítios por ai, terá que se fazer algo, alem da preservação, da atenção, do cuidado que a Serra merece, que felizmente muitos fazem, deve-se fazer mais, muito mais, para que um dia não vislumbremos uma mancha negra, em vez de uma linda mancha verde que hoje se encontra ao cimo da Vila do Ferro.
Melhores acessos, limpeza de mato, pontos de água, conhecimento dos caminhos pelos Bombeiros, e, uma coisa indispensável que faz muita falta à nossa Terra, que em muitas outras Terras foi cedida, mas que à Vila do Ferro foi negada, um Kit contra Incêndios, aglomerado a uma carrinha, que, no caso de Fogo, seria o primeiro meio a chegar.

A seguir, imagens da nossa Serra do Ferro, que todos desejamos que se vislumbrem por muitos e muitos Anos.

(clicar para aumentar)



Comentários

Santos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Santos disse…
boa noite senhor Daniel, nós eu e alguns amigos estamos a pensar ir falar com o senhor pres. Paulo Torais para nos apoiar num projecto que nós queremos fazer que é formar uma pequena equipa de sapadores do ferro por causa destes tais pequenos fogos para um dia nao ser um grande fogo mas claro precisamos de ajuda para seguir com isto para a frente um meio que nos leve ao local material para o combater e para limpeza e ainda lhe digo mais somos um grupo de 5 pessoas que ate vamos nos inscrever nos bombeiros da covilha. Queremos fazer isto no Ferro veluntáriamente porque somos de cá e gostamos da serra como a temos. Vamos ver se nos ajudam, uma abraço
danitri.® disse…
Boas.
Pois, uma equipa de sapadores aqui na nossa Terra era muito bom, porque ai, com o material devido, seria sempre essa equipa a intervir mais rapidamente.
O povo do Ferro é muito prestável quando existe um fogo na serra, ocorrem logo ao local, eu próprio vou, porque não queremos ver a nossa Serra ardida, mas sem material é um pouco difícil.
Força nisso de arranjar apoios para esse projecto, é um bom projecto, se isso for em frente, a nossa Serra fica com uma boa arma de defesa para os Incêndios.

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro