Realizou-se no fim-de-semana passado a já conhecida Feira da Cereja na Vila do Ferro. Feira, Festa, Musica, Cereja, Artesanato, Produtos Agrícolas, Rancho Folclórico, Tunas Académicas, Passeio Equestre, Festival de Bombos, etc, foi o que a Feira da Cereja trouxe nestes dias á Vila do Ferro.
.
A Feira abriu na Sexta Feira, com algumas bancas, de artesanato, de grupos e associações, etc, e abriu também com um Grupo de Musica a abrilhantar um excelente Baile. No intervalo do Baile, um ilusionista deliciou toda a gente, muito mais as crianças.
.
Já no Sábado a Feira abriu portas ás 14h, alguma gente deslocou-se ao recinto ainda antes para almoçar, outras circulavam pela Feira, vendo as bancas, comprando cereja, vendo os animais no parque de gado, etc. Por volta das 15h o Grupo de Dança do Rodrigo fez um pequeno espectáculo. Às 17h começou a garraiada, onde os mais corajosos puderam “brincar” um pouco com as “feras”.
Na parte da noite, entraram em palco o Rancho Folclórico “Os Camponeses” do Ferro, e as Tunas Académicas “DESERTUNA” e “Já Bubi tou c´m os copos”.
.
.
No Domingo a Feira abriu às 10h, começando com o Passeio Equestre realizado pela Serra do Ferro, passando pelas Ruas principais da Vila, percorrendo a parte baixa do Povo, e acabando na Feira.
Na parte da tarde decorreu uma pequena actuação de acordeão, com o já conhecido jovem acordeonista da nossa Terra, depois decorreu o Festival de Bombos organizado pelo Grupo de Bombos da Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro. Deslocaram-se á nossa Terra vários Grupos de Bombos, entre os quais, Grupo de Bombos dos Vales do Rio, Grupo de Bombos dos Três Povos, Grupo de Bombos do Paul, Grupo de Bombos da Coutada, etc.
Enquanto os Bombos se deslocavam pelas Ruas da nossa Terra, a Feira enchia-se de gente vinda de fora, quando todos os Grupos de Bombos chegaram ao recinto da Feira, fizeram uma actuação com todos em conjunto, terminado por uma actuação do Grupo da “casa”, e depois a saída para o Jantar, e posterior entrega de lembranças aos Grupos de Bombos.
Com isto, a Feira da Cereja 2010 terminou, a Cereja em conjunto com tudo o resto, fez com que muita gente se desloca-se á Vila do Ferro. Parabéns á organização, Junta de Freguesia do Ferro, a todos os que trabalharam em prol desta Feira, e que a próxima Edição seja concretizada, não se deve perder um certame que tão bom nome dá á nossa Terra.
Para verem todas as Fotos da Feira, das bancas, do Rancho, das Tunas, do Passeio Equestre, do Festival de Bombos, etc, vejam o video seguinte;
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Comentários
disse…
Lamento, que não se verifique um registo escrito ou fotográfico neste blogue, da actuação do Grupo de Danças e Cantares da Escola Secundária Campos Melo no dia 5 pelas 16h, que apesar do calor intenso que se fazia sentir foi com muito gosto que aceitou o convite e participou com satisfação e profissionalismo neste evento.
Lamento esta falta minha, mas, aqui o reporter, com certeza andava muito atarefado nessa altura. Fica aqui o seu registo. Agradeço como Ferrense a Vossa presença na Feira da Cereja.
A noite do dia 10 de Janeiro foi uma noite muito trágica que vai ficar na recordação de muita gente. Foi uma noite muito trágica e muito triste para todos os que conheciam o grande Bruno, para a Família principalmente, para os Amigos, para os Ferrenses, foi uma noite muito triste para quem compartilhava a vida próxima do Bruno, e para a Vila do Ferro. Era um grande Homem, pessoa espetacular, rapaz cinco estrelinhas, que nessa noite partiu, deixou-nos e foi olhar por nós lá em cima como uma estrela brilhante, que já ele era cá em baixo, mas que agora quando olhamos para as estrelas e quando vimos uma a brilhar intensamente, é o Bruno, está lá em cima a olhar por nós. Quem conhecia o Bruno sabe que é difícil encontrar palavras para o descrever, era amigo, companheiro, bem disposto, simpático, trabalhador, divertido, levava a vida sempre numa boa, gostava de andar de moto, tinha prazer pela vida e de a viver, gostava de estar ao pé dos amigos, divertir-se e fazer divertir o
Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI , e AQUI . Cogumelos a abrir. Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos. Cogumelos fechados Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas . Cogumelos assados Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer. Cogumelos com ovos mexidos Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de c
O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru. Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares. Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite. As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva). Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssim
Comentários