No próximo Sábado, vamos todos juntos “Limpar Portugal”.

In: http://freguesiadoferro.blogspot.com/
Partindo de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos portugueses decidiu colocar "Mãos à Obra" e propor "Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia".Este movimento cívico, designado Limpar Portugal, foi crescendo, conta já com inúmeros voluntários e tem vindo a mobilizar a sociedade civil para um problema que é de todos: a limpeza da floresta.Cobrindo todo o país, foram criados a nível local, diversos grupos de trabalho que se coordenam para divulgar o projecto e para, no próximo dia 20 de Março, "metendo Mãos à Obra", passarem o dia a limpar a floresta.A Junta de Freguesia do Ferro, aderiu de imediato a esta iniciativa do grupo local do Projecto Limpar Covilhã que, embora simbólica, poderá deixar frutos futuros através do alerta para situações que se afiguram um verdadeiro atentado a um património que é de todos.O apoio ao projecto consiste na sua divulgação, na sensibilização da população para participar voluntariamente nos trabalhos de inventariação dos locais da floresta onde existe lixo para recolher e na disponibilização de meios da autarquia para que, no dia 20 de Março, possamos "Limpar o Ferro".Gostariamos de poder contar consigo: se quiser deixar de fazer parte do problema para passar a fazer parte da solução, inscreva-se como voluntário na Junta de Freguesia.Entretanto, e se quiser obter mais informação sobre o projecto, poderá consultar:
Projecto Limpar Portugal - http://www.limparportugal.org/
Projecto Limpar Covilhã - http://limparcovilha.blogspot.com/
Esperamos por si.


Na nossa Serra do Ferro, e não só, existem alguns locais onde foi depositado lixo negligentemente, lixo domestico, e não só, que é a mancha negra de uma Serra tão verde como é a nossa. Devido a isso, é muito bom que existam projectos como este “Limpar Portugal”, porque alem de limpar o lixo que foi posto em locais tão belos como a nossa Serra, é também uma maneira de alertar para uma situação que é o desleixo, o poluir, de zonas tão bonitas. Contamos com todos para que ajudemos a limpar um Mundo que é de todos nós, e que de tão bonito que ele é, é uma pena vê-lo sujo.
Aqui poderão ver imagens lindas da nossa Serra, e imagens de lixo que foi depositado em locais bem no meio do verde. Sábado vamos “Limpar a Vila do Ferro”, vamos ajudar a limpar o lixo que a nossa Serra tem.
Não queremos ver mais estas imagens, juntem-se a nós no Sábado.


Iniciativa protagonizada aqui na Covilhã por “Limpar Covilhã”, e ajudada aqui na Vila do Ferro pela Junta de Freguesia, pelos Escuteiros, e pelo Grupo AJF. Inclusive, o Grupo AJF organizou em conjunto com o Bar Apollo 73 uma Festa inerente a esta iniciativa de “Limpar Portugal”, Sábado á noite Festa no Bar da Vila do Ferro.

Sábado vamos “Limpar Portugal”, para um Mundo melhor. Sábado vamos limpar a Vila do Ferro, a nossa bonita Serra, e vamos colocar consciência que para vivermos num Mundo melhor e mais bonito, existem locais para depositar o lixo, não no meio da natureza. Projecto “Limpar Portugal.. junta-te a nós.

Comentários

Nelson disse…
Obrigado pelos comentários no blog. Estiveste muito bem! É isso mesmo!
Votos de uma boa limpeza no Ferro!
Vamos Limpar Portugal!! :D
Abraço, Nelson
Os meus parabéns por esta iniciativa. Gostava de ter participado, mas por me encontrar este fim de semana na Marinha Grande, não o pude fazer.
É importante todos limparmos o que alguns marranos sujam, mas mais importante que isso, é não sujar.
Força rapazes e raparigas da minha terra.
Parabéns Danitri pelo teu blog, que o outro morreu quando de lá saiste.
Dotejo disse…
Os anteriores comentadores elogiaram a qualidade, vou criticar a quantidade.
Para aqueles que residem longe, principalmente no estrangeiro, as notícias sobre o Ferro são muito importantes – Contribuem para desfazer o isolamento provocado pela distância. Sem notícias, o leitor não lê, não acompanha o que se vai passando, não pode comentar.
Em 2010, "No próximo Sábado, vamos todos juntos “Limpar Portugal” é o quinto Post que o Blogue apresenta:
Em Janeiro, um;
Em Fevereiro, três;
Já próximo do final deste mês, um.

Aguardemos que o Blogue revele o resultado desta limpeza que, não temos dúvidas, mereceu o apoio de toda a Comunidade. Fazemos votos para que, no futuro, o cidadão, as entidades públicas e privadas e o próprio Estado não emporcalhem o território de Portugal, no caso presente, da freguesia do Ferro que inclui a serra. Lamento que os condutores de alta tensão não tivessem sido enterrados – A poluição que põe em risco a saúde da Comunidade e desvirtua a paisagem vai continuar..., até quando?

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro