Limpar Portugal… Limpar Vila do Ferro.

No passado Sábado 20, a nível Nacional, realizou-se um Projecto chamado de ”Limpar Portugal”. Partindo de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos portugueses decidiu colocar "Mãos à Obra" e propor "Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia". Assim, com uma organização excelente, este projecto cresceu a nível Nacional, e este Sábado muitos voluntários limparam lixo em zonas tão bonitas, tão verdes, no meio da floresta, como por exemplo na nossa linda Serra do Ferro, onde “manchas negras” de lixo foram colocadas por pessoas inconscientes em zonas bonitas, no meio da natureza.
A nossa Vila do Ferro aderiu muito bem a este projecto, com a organização de “Limpar Covilhã”, e juntando-se a tantos do nosso Portugal, logo ás 8h da manhã juntou-se um grupo de pessoas junto ao largo do cilindro, entre o Grupo AJF, os Escuteiros, pessoas de todas as idades, com o apoio da Junta de Freguesia, para colocar “mãos á obra”, e assim tratar de limpar lixo tão diversificado como lixo doméstico, vidro, plásticos, lixo de construção civil, mobílias, etc, e depois lixo tão perigoso como pneus, óleo de lubrificação, baterias, etc, etc. Separando-se em dois Grupos, os voluntários lá se dirigiram ás lixeiras, trabalho realizado com chuva, valeu a boa vontade de todos para limpar, e contou muito para sensibilizar e alertar a todos nós que existem locais para depositar lixo, e não é no meio da Natureza que isso deve ser feito.
O mais importante deste projecto foi mesmo a sensibilização, passar a todos nós que se a natureza nos trata bem, então tratemos dela bem também, lixo como pneus que demoram anos e anos a desintegrarem-se, devem ser colocados em locais próprios, para que sejam recolhidos, e depois reciclados. O lixo que se apanhou foi encaminhado para zonas de recepção, ai empresas com os seus transportes levaram para que seja tratado, reciclado.
Todos os voluntários estão de parabéns, foi feito um óptimo trabalho, e para compensar esse trabalho, a Junta de Freguesia ofereceu aos voluntários um almoço, onde se falou e debateu sobre este problema, que é a inconsciência de alguns sobre o mal que estão a fazer a todos nós. A Natureza trata-nos bem, tratemos dela bem também.. fica o lema, que seja visto por todos nós, para que tenhamos um futuro risonho.
No fim do dia, a Grupo AJF, Grupo de Jovens, realizou em conjunto com o Bar Apollo 73, uma Festa, onde o Grupo AJF ofereceu aos jovens voluntários do Projecto “Limpar Portugal” uma bebida, e salientou-se que este projecto não deve ficar por aqui, ainda há muito por fazer, que o projecto “Limpar Portugal” não acabe por aqui. Todos juntos lutando por um Mundo melhor, o Nosso Mundo.
.
Para verem todas as fotos, vejam o video seguinte;
.
Ver mais aqui.

Comentários

Dotejo disse…
O “Limpar Portugal… Limpar Vila do Ferro.” desfez a distância de quem vive longe, aproximando-o das suas raízes.
O leitor teve conhecimento da limpeza efectuada, principalmente pelos jovens, ao território da Freguesia. Sinto um orgulho imenso pela juventude da minha Terra que possui uma mentalidade evoluída e uma capacidade de agir em benefício do bem comum fantástica. A solidariedade e o empenho colocados ao serviço da causa merecem todo o respeito e admiração. Que o seu gesto alastre a toda a Comunidade e sirva de exemplo a uma pequena minoria que coloca em perigo a sua própria saúde, a saúde do vizinho e a de todos aqueles que, no futuro, hão-de vir.
Concordo totalmente com as palavras do Danitri:
“O mais importante deste projecto foi mesmo a sensibilização…”.

Relativamente aos perigos que o lixo acarreta para o ambiente que é de todos e não de meia dúzia, voltarei aqui, em breve.
Entretanto, deixo um alerta:
O cidadão não tem o direito de despejar o lixo no terreno do vizinho ou mesmo naquele de que é proprietário, a poluição não reconhece limites territoriais ou atmosféricos – Por isso, a afirmação feita pela Junta:
“…Continuará a colaborar com o SEPNA da GNR, na identificação dos infractores…”

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro