No passado Sábado 20, a nível Nacional, realizou-se um Projecto chamado de
”Limpar Portugal”. Partindo de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos portugueses decidiu colocar "Mãos à Obra" e propor "Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia". Assim, com uma organização excelente, este projecto cresceu a nível Nacional, e este Sábado muitos voluntários limparam lixo em zonas tão bonitas, tão verdes, no meio da floresta, como por exemplo na nossa linda Serra do Ferro, onde “manchas negras” de lixo foram colocadas por pessoas inconscientes em zonas bonitas, no meio da natureza.
A nossa Vila do Ferro aderiu muito bem a este projecto, com a organização de
“Limpar Covilhã”, e juntando-se a tantos do nosso Portugal, logo ás 8h da manhã juntou-se um grupo de pessoas junto ao largo do cilindro, entre o
Grupo AJF, os Escuteiros, pessoas de todas as idades, com o apoio da
Junta de Freguesia, para colocar “mãos á obra”, e assim tratar de limpar lixo tão diversificado como lixo doméstico, vidro, plásticos, lixo de construção civil, mobílias, etc, e depois lixo tão perigoso como pneus, óleo de lubrificação, baterias, etc, etc. Separando-se em dois Grupos, os voluntários lá se dirigiram ás lixeiras, trabalho realizado com chuva, valeu a boa vontade de todos para limpar, e contou muito para sensibilizar e alertar a todos nós que existem locais para depositar lixo, e não é no meio da Natureza que isso deve ser feito.
O mais importante deste projecto foi mesmo a sensibilização, passar a todos nós que se a natureza nos trata bem, então tratemos dela bem também, lixo como pneus que demoram anos e anos a desintegrarem-se, devem ser colocados em locais próprios, para que sejam recolhidos, e depois reciclados. O lixo que se apanhou foi encaminhado para zonas de recepção, ai empresas com os seus transportes levaram para que seja tratado, reciclado.
Todos os voluntários estão de parabéns, foi feito um óptimo trabalho, e para compensar esse trabalho, a Junta de Freguesia ofereceu aos voluntários um almoço, onde se falou e debateu sobre este problema, que é a inconsciência de alguns sobre o mal que estão a fazer a todos nós.
A Natureza trata-nos bem, tratemos dela bem também.. fica o lema, que seja visto por todos nós, para que tenhamos um futuro risonho.
No fim do dia, a Grupo AJF, Grupo de Jovens, realizou em conjunto com o Bar Apollo 73, uma Festa, onde o Grupo AJF ofereceu aos jovens voluntários do Projecto “Limpar Portugal” uma bebida, e salientou-se que este projecto não deve ficar por aqui, ainda há muito por fazer, que o projecto “Limpar Portugal” não acabe por aqui.
Todos juntos lutando por um Mundo melhor, o Nosso Mundo.
.
Para verem todas as fotos, vejam o video seguinte;
As publicações mais vistas
A noite do dia 10 de Janeiro foi uma noite muito trágica que vai ficar na recordação de muita gente. Foi uma noite muito trágica e muito triste para todos os que conheciam o grande Bruno, para a Família principalmente, para os Amigos, para os Ferrenses, foi uma noite muito triste para quem compartilhava a vida próxima do Bruno, e para a Vila do Ferro. Era um grande Homem, pessoa espetacular, rapaz cinco estrelinhas, que nessa noite partiu, deixou-nos e foi olhar por nós lá em cima como uma estrela brilhante, que já ele era cá em baixo, mas que agora quando olhamos para as estrelas e quando vimos uma a brilhar intensamente, é o Bruno, está lá em cima a olhar por nós. Quem conhecia o Bruno sabe que é difícil encontrar palavras para o descrever, era amigo, companheiro, bem disposto, simpático, trabalhador, divertido, levava a vida sempre numa boa, gostava de andar de moto, tinha prazer pela vida e de a viver, gostava de estar ao pé dos amigos, divertir-se e fazer divertir o
Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI , e AQUI . Cogumelos a abrir. Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos. Cogumelos fechados Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas . Cogumelos assados Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer. Cogumelos com ovos mexidos Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de c
O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru. Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares. Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite. As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva). Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssim
Comentários
O leitor teve conhecimento da limpeza efectuada, principalmente pelos jovens, ao território da Freguesia. Sinto um orgulho imenso pela juventude da minha Terra que possui uma mentalidade evoluída e uma capacidade de agir em benefício do bem comum fantástica. A solidariedade e o empenho colocados ao serviço da causa merecem todo o respeito e admiração. Que o seu gesto alastre a toda a Comunidade e sirva de exemplo a uma pequena minoria que coloca em perigo a sua própria saúde, a saúde do vizinho e a de todos aqueles que, no futuro, hão-de vir.
Concordo totalmente com as palavras do Danitri:
“O mais importante deste projecto foi mesmo a sensibilização…”.
Relativamente aos perigos que o lixo acarreta para o ambiente que é de todos e não de meia dúzia, voltarei aqui, em breve.
Entretanto, deixo um alerta:
O cidadão não tem o direito de despejar o lixo no terreno do vizinho ou mesmo naquele de que é proprietário, a poluição não reconhece limites territoriais ou atmosféricos – Por isso, a afirmação feita pela Junta:
“…Continuará a colaborar com o SEPNA da GNR, na identificação dos infractores…”