Festa de São Sebastião – Vila do Ferro

No passado dia 31 de Janeiro, Domingo, realizou-se mais uma vez na nossa Terra a Festa em Honra do Martir São Sebastião, Padroeiro da nossa Vila do Ferro.

Noticia retirada do Blogue: http://www.freguesiadoferro.blogspot.com/

Festa em Honra do Martir S. Sebastião
A nossa Vila, esteve em festa, no passado dia 31 de Janeiro, comemorando mais uma vez o seu patrono, S. Sebastião.
No Domingo que amanheceu solarengo, os foguetes que estalavam bem no alto, assinalaram o início das Festas em Honra do Martir S. Sebastião, que prosseguiram com a música da Banda de Peroviseu que percorrendo as ruas da Vila, foi alegrando e animando as pessoas, abrindo-lhes o "apetite" para o magnifico concerto da tarde.
A Missa e a Procissão, momentos altos deste dia, reuniram inúmeros fiéis e devotos na homenagem ao Santo Martir que, tendo sido soldado do Império Romano, teve a coragem de seguir aquilo em que acreditava - a fé católica, contrariando as ordens que recebia superiormente.Depois de cumprido o dever religioso, pelas 15h, de uma tarde com um brilhante sol, mas fria, deu-se início à festa profana e, pelas 15h, começaram a reunir-se no pavilhão as pessoas que queriam ouvir a banda, fazer as últimas ofertas para a festa e arrematar os lotes dos diversos produtos colocados a leilão.O despique foi grande pois todos queriam conseguir levar para casa os produtos de qualidade que se encontravam a leilão. Depois de diversos lotes de garrafas de bebidas, azeite, mel, chouriças, farinheiras, queijo, patos, e galos entre outras, foram arrematados, já, no final, os dois grandes ramos que incluíam, para além de inúmeros enchidos, bacalhau inteiro encimado por uma regueifa.Com a receita obtida este ano, a Comissão de Mordomos irá proceder ao restauro das portas da Capela do Espírito Santo.
Para terminar e retemperar as forças, foi oferecido um bodo de chouriça assada, morcela, pão e vinho a todos aquelas centenas de pessoas que quiseram marcar presença no bodo, contribuindo para ajudar a concretizar os objectivos propostos pelos mordomos e no final, soltou-se fogo-de-artifício com que se encerrou a festa.
Sem dúvida que a festa de homenagem ao nosso padroeiro só foi possível realizar-se porque muitas pessoas colaboraram com o seu trabalho, com ofertas de produtos ou dinheiro, por isso, a todos, a Comissão de Mordomos 2010, (Paulo Tourais, Francisco Ricardo, João Afonso, José Brás, João Catalão, José Abrantes, Mário Fernandes) deixa expresso publicamente o seu Bem-haja!

(clicar para aumentar)






Para o Ano há mais…

Comentários

Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Dotejo disse…
A Festa de São Sebastião já se foi.
Nada de novo haverá para divulgar aos ferrenses que vivem longe da sua terra?

Segundo notícias publicadas no Blogue da Junta de Freguesia, as obras na Estrada recomeçaram na zona da Ponte Pedrinha em 25 de Janeiro. Para quem vive em outras paragens, seria interessante saber que obras estão a ser realizadas: Profundas alterações (como as previstas para o troço de Peraboa até ao Poço Frio, com alargamento da via, novo traçado em certos locais de curvas e contra curvas, construção de novas pontes e pontões) incluindo a variante à vila ou apenas um alargamento da via em certos locais, um aligeirar de curvas e a manutenção da maioria do traçado de outros tempos. Se esta última alternativa for a que está a ser realizada, prevejo um futuro bem negro para a Comunidade.

Relembro a finalidade deste Blogue: "Dar a conhecer a Vila do Ferro, noticiar acontecimentos a quem está longe e fornecer a oportunidade de os leitores poderem, seriamente, opinar, discutir, criticar e comentar diversos assuntos de interesse para a comunidade".

Senhores Contribuidores,
Cumpra-se a finalidade do Blogue, o leitor precisa de conhecer para poder comentar e alertar para os perigos que poderão advir.

É urgente noticiar!
antianónimo disse…
o dotejo se quiser saber de novidades que não passam neste nem do da junta vá pro www.viladoferro@blogspot.com, e lá poderá dar largas aos seus comentários sem medos, sem sensuras, E COM A CERTEZA DE QUE OS SEUS COMENTÁRIOS SÃO PUBLICADOS, enfim um belogus LIVRE! LOL!
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Dotejo disse…
Senhor Antianónimo,

Agradeço a sua sugestão em tom de brincadeira, talvez por ser carnaval…
O que é LIVRE também tem as suas regras: A liberdade de cada um acaba onde começa a do vizinho.

Quando elaboro comentários, digo o que penso e não o que se gosta de ler. Quanto à censura, nunca sofri desse mal neste Blogue, mas, se tal acontecesse, o que duvido, haveria sempre locais, na região da Cova da Beira, que não esse recomendado, onde a censura poderia ser ridicularizada e desmascarada.

A dignidade é o maior Bem que o ser humano possui. Em outros tempos, muitos lutaram pela defesa da sua dignidade, da sua liberdade – Talvez não saiba, mas o Prior do Ferro é um bom exemplo.
antianónimo disse…
Sr Dotejo:
A sugestão que lhe dei, não pretendia que lhe fosse dado esse tom de brincadeira.
Foi feito apenas, para lhe dizer o que realmente penso.
Sei perfeitamente onde começa e acaba a liberdade.
Escreva então no blogue da junta um comentário desfavorável e logo verá o que acontece:
A não publicação dessa mensagem.
(Sei que vai dizer que já o fez e que não foi eliminado)
Se não sei que o Prior do Ferro é um defensor pela defesa da dignidade e liberdade???
Por amor de Deus! Não poderá o sr, avaliar isso, melhor que eu que o conheço bem, e atendendo à sua condição de "ausente" nesta nossa Vila do Ferro.
Desculpe, mas nesse aspecto não lhe reconheço autoridade para fazer tal afirmação.
Portanto, quando fala em dignidade, (que é tambem uma das suas qualidades), lembre-se que também haverá outras pessoas com tanta ou mais que o Sr.
Não quis com aquele convite "força-lo" a escrever nesse blogue a que se refere, foi apenas uma sugestão/opinião e não mais que isso, e as razões para tal acho que foram lá explicadas.
Quanto a "que não esse recomendado, onde a censura poderia ser ridicularizada e desmascarada", não concordo consigo, mas é a sua opinião, e essa vale o que vale.
Realmente é preferível fazer comentários em locais onde apenas se comenta, e onde de maneira alguma ninguém contesta....
Sei perfeitamente que quando elabora esses comentários, diz o que pensa - por esse motivo lhe enderecei aquele comentário -
Em minha opinião, os blogues deveriam ser abertos a todos, mas esta é a minha opinião.
Se se der ao trabalho (e concerteza que conhece muitos blogues nacionais dos mais díspares assuntos) são efectivamente abertos a toda a gente
Passe bem
Dotejo disse…
As minhas desculpas pelo engano que cometi ao interpretar as suas palavras – O "LOL" final e o que fui observando ao longo do último ano fundamentaram a leitura que fiz do seu texto.
Sei que conhece os limites da liberdade, apenas enumerei uma das regras para aquilo que, normalmente, se apelida de LIVRE e que, muitas vezes, confundindo-se com a liberdade de entrada, nada tem a ver com o uso da liberdade depois de se entrar.
Relativamente ao Blogue da Junta de Freguesia, afirmo que aquele espaço é, como outros que existem, de publicação sujeita a leitura prévia – Com esta afirmação, não estou a formular juízos de valor sobre aquele procedimento.
Sobre o Prior do Ferro, estranho que, com fundamento na minha condição de ausente, não reconheça a minha capacidade para afirmar que ele é um bom exemplo dos que defenderam a dignidade e a liberdade em outros tempos, tempos difíceis em que a palavra, falada e escrita, estava sujeita a "mordaça"...
Quem serei eu para o Senhor pensar que me esqueço das pessoas dignas, tão ou mais do que eu, se é com elas que gosto de lidar!...
Concordo consigo, todas as opiniões valem o que valem...
Eu sei que aquele convite foi apenas uma sugestão (em tom sério e não em tom de brincadeira como eu erradamente pensei) e não mais que isso. Sobre as razões que invoca, estamos em desacordo – Talvez eu não tenha reparado, mas aponte um comentário que tivesse sido censurado neste espaço onde a entrada só é permitida a pessoas registadas, aponte novidades que, não passando neste local, se poderão ler em outro da sua confiança que mereçam ou não credibilidade. Já agora, diga-me se tem conhecimento de comentários censurados em locais da sua confiança.
Também sei que o Senhor diz o que pensa e respeita a pessoa com quem conversa – Por isso, estamos dialogando, trocando ideias, apesar de não concordarmos em diversos pontos.
Nunca gostei do monólogo. Gosto de discutir com base na racionalidade, na fundamentação das afirmações – Assim, vou aprendendo com as ideias apresentadas pela pessoa que contrapõe e comigo próprio que aprofundo o assunto sobre o qual discutimos – É deste género de diálogo que resulta aquele velho Ditado Popular: "Da discussão nasce a luz". Ninguém é senhor da Verdade, ninguém sabe Tudo. Felizmente, vamos aprendendo até que a morte nos leve...
Lembro-lhe que, neste espaço, já fui contestado pelo Senhor "J.J." e, agora, pelo Senhor.

Em princípio, concordo que os Blogues deveriam ser de entrada livre.
Mas quem constrói um Blogue tem direito a estabelecer as suas regras: Entrada livre, entrada limitada a registados, entrada com prévia autorização ou entrada apenas para quem possui a chave, isto é, a password, Um Blogue é como se fosse a casa de quem o construiu que pode abrir a porta a quem ele quiser para se conversar ou apenas ouvir. O dono da casa, o anfitrião, deve respeitar quem nela entra, participante ou leitor, e, por sua vez, os participantes, estando em casa alheia, devem respeitar o anfitrião, os restantes convivas da casa, participantes ou leitores - Todos eles usando um comportamento que respeite a dignidade e a liberdade de cada um.
Conheço muitos locais onde a conversa é genérica ou limitada a determinado tema, uns são de entrada livre para anónimos ou para registados, outros de entrada com reservas e ainda outros por convite, isto é, com a porta fechada para participantes e leitores – Alguns, os de entrada livre, são efectivamente abertos a toda a gente.
Deixou claro que este Blogue e o da Junta de Freguesia não são abertos a toda agente. No entanto, termina o seu comentário (se interpretei mal, agradeço que corrija o que digo a seguir) afirmando que os muitos Blogues nacionais que eu conheço e, com certeza, os que o Senhor também conhece, versando os mais díspares assuntos, são efectivamente abertos a toda a gente…
antianónimo disse…
Caro Sr Dotejo
Li e apreciei os seus comentários.
No entanto, permita-me alguns "reparos" (não confundir com criticas).
O LOL foi apenas uma força de expressão (nem sei bem o que quererá dizer tal sigla)
Sobre o Padre Manuel, reconheço-lhe a sua capacitade para afirmar o que afirmou, mas senti-me um pouco "incomodado" pois se há aguem reconeça as suas capacidades, eu sou um deles.
Só o afirmei que pelo facto de estar ausente (segundo sempre afirmou) cá da nossa terra, não saiba de muitas coisas que se passam por cá.
Senti-me nesse aspecto um pouco "injustiçado", pois a afirmação que fez foi em relação a mim.
Ponto esclarecido: ambos reconhecemos essas qualidades no nosso Prior, que muito prezo.
Fiz-lhe aquele "convite" à escrita noutro blogue, unicamente por o achar um dos comentadores que aprecio.
Claro que será o Sr Dotejo a decidir se o pretende fazer ou não.
Lembro já em anos passados o Sr escrevia e muitas vezes foi alvo de muitas criticas e não só.
Sendo o comentário feito com um nome registado, (como o estou a fazer, para não ser sujeito a "chatices"), não haverá o problema de sofrer impropérios directamente à sua pessoa. Acho que compreende o que quero dizer com isto.
Quanto aos comentário censurados, claro que não os poderei enumerar, uma vez que nem sequer são publicados.
"embro-lhe que, neste espaço, já fui contestado pelo Senhor "J.J." e, agora, pelo Senhor"
Não sei quem seja esse J.J. e a contestação no meu caso deverá ser compreendida como análise diferente.
Nunca foi minha intenção faltar-lhe ao respeito.
Já muita vz (há anos atrás, quando o blogue era completamnete aberto) o "piquei"-desculpe o termo - a identificar-se, mas não mais que isso
Concordo com a sua opinião (embora contrária à minha) no que toca aos blogues.
Cada um faz a sua análise.
Para terminar (a conversa já vai longa) só lhe quero dizer que quanto ao blogue da junta fiz um comentário lá com este registo, sem provocações, sem falta de respeito, simplesmente a mostrar o meu desagrado por este blogue ter sido retidao dos sítios locais daquele espaço.
Claro que não se pode confirmar, uma vez que o mesmo não foi publicado.
A única coisa que disse, foi que o blogue não será do Sr Presidente, mas sim da Junta de Freguesia, e por isso não concordava com tal atitude
Cumprimentos para si
antianónimo disse…
Caro Sr Dotejo
Li e apreciei os seus comentários.
No entanto, permita-me alguns "reparos" (não confundir com criticas).
O LOL foi apenas uma força de expressão (nem sei bem o que quererá dizer tal sigla)
Sobre o Padre Manuel, reconheço-lhe a sua capacitade para afirmar o que afirmou, mas senti-me um pouco "incomodado" pois se há aguem reconeça as suas capacidades, eu sou um deles.
Só o afirmei que pelo facto de estar ausente (segundo sempre afirmou) cá da nossa terra, não saiba de muitas coisas que se passam por cá.
Senti-me nesse aspecto um pouco "injustiçado", pois a afirmação que fez foi em relação a mim.
Ponto esclarecido: ambos reconhecemos essas qualidades no nosso Prior, que muito prezo.
Fiz-lhe aquele "convite" à escrita noutro blogue, unicamente por o achar um dos comentadores que aprecio.
Claro que será o Sr Dotejo a decidir se o pretende fazer ou não.
Lembro já em anos passados o Sr escrevia e muitas vezes foi alvo de muitas criticas e não só.
Sendo o comentário feito com um nome registado, (como o estou a fazer, para não ser sujeito a "chatices"), não haverá o problema de sofrer impropérios directamente à sua pessoa. Acho que compreende o que quero dizer com isto.
Quanto aos comentário censurados, claro que não os poderei enumerar, uma vez que nem sequer são publicados.
"embro-lhe que, neste espaço, já fui contestado pelo Senhor "J.J." e, agora, pelo Senhor"
Não sei quem seja esse J.J. e a contestação no meu caso deverá ser compreendida como análise diferente.
Nunca foi minha intenção faltar-lhe ao respeito.
Já muita vz (há anos atrás, quando o blogue era completamnete aberto) o "piquei"-desculpe o termo - a identificar-se, mas não mais que isso
Concordo com a sua opinião (embora contrária à minha) no que toca aos blogues.
Cada um faz a sua análise.
Para terminar (a conversa já vai longa) só lhe quero dizer que quanto ao blogue da junta fiz um comentário lá com este registo, sem provocações, sem falta de respeito, simplesmente a mostrar o meu desagrado por este blogue ter sido retidao dos sítios locais daquele espaço.
Claro que não se pode confirmar, uma vez que o mesmo não foi publicado.
A única coisa que disse, foi que o blogue não será do Sr Presidente, mas sim da Junta de Freguesia, e por isso não concordava com tal atitude
Cumprimentos para si
Dotejo disse…
Senhor Antianónimo,

O tempo é escasso, a resposta ao seu comentário vai-se atrasando.
Quando converso com alguém, tento colocar-me na posição da pessoa que dialoga comigo e procuro compreender as dúvidas que as minhas palavras, eventualmente, possam provocar. O Senhor com a maior das boas vontades endereçou-me um convite. A minha resposta provocou-lhe um certo desconforto.
Para que o atraso se não prolongue mais no que respeita a assuntos que lhe causaram um sentimento de “injustiça”, vou comentar apenas duas questões.

O “LOL”, sendo as iniciais de três palavras da língua inglesa, é muito usado na Internet e expressa a “gargalhada”, a risada ou o riso em sinal de gozo, a zombaria – É mais profundo que o vulgar “HEHEHE”. Quando utilizado no final de uma frase, esta pode ser interpretada como uma afirmação feita em ar de troça – Por isso, afirmei: «O "LOL" final e o que fui observando ao longo do último ano fundamentaram a leitura que fiz do seu texto».

Sobre o Prior do Ferro: Repare que eu referi outros tempos, muito antes de ser Prior do Ferro, tempos que, na mensagem seguinte, eu reporto à época da censura oficializada em que a defesa da dignidade e da liberdade acarretavam muitos sacrifícios. Por essa razão, eu escrevi “talvez não saiba” e não escrevi “não sabe” e afirmei que a ausência não seria fundamento para a sua afirmação. Não nego que, nos tempos actuais, dada a minha ausência, o Senhor conheça o Prior melhor que eu, mas, repito, esse facto não lhe serviria de justificação para negar o que eu dissera.
O Senhor não tem de se sentir “injustiçado” com o que afirmei em relação a si.
Parece-me que estes esclarecimentos deixam transparecer o que pretendi dizer-lhe nas respostas anteriores.

Amanhã, responderei à parte restante do seu comentário que considero bastante interessante.
jj disse…
O Dotejo, é uma pessoa dificil de entender.
Explico:
No seu comentário inicial que aqui transcrevo para avivar memórias dizia:
"Segundo notícias publicadas no Blogue da Junta de Freguesia, as obras na Estrada recomeçaram na zona da Ponte Pedrinha em 25 de Janeiro. Para quem vive em outras paragens, seria interessante saber que obras estão a ser realizadas: Profundas alterações (como as previstas para o troço de Peraboa até ao Poço Frio, com alargamento da via, novo traçado em certos locais de curvas e contra curvas, construção de novas pontes e pontões) incluindo a variante à vila ou apenas um alargamento da via em certos locais, um aligeirar de curvas e a manutenção da maioria do traçado de outros tempos"
É pois aqui que pretendo questioná-lo. Onde é que você viu as profundas alterações que a estrada na zona de peraboa, vai sofrer? sonhou? inventou? ou é mais um Socrates local? é que sinceramente, só encontro informação a este repeito no blog da nossa junta!
Coisa que me deixa contente, e triste por sentir que ou você é aldravão, ou sabe mais do que aquilo que diz...
Só sé você for... hummm... não creio....
Dotejo disse…
Senhor Antianónimo,

Permita-me que volte ao início, ao seu primeiro comentário, para lhe lembrar que o convite foi feito para eu ir até um Blogue que é LIVRE, leia-se de entrada livre, e onde eu poderia saber de novidades que não passam neste espaço e no da Junta e comentar sem medos, sem censuras e com a certeza de que as minhas palavras seriam publicadas.
No primeiro comentário que lhe dirigi, para além de contrapor “digo o que penso e não o que se gosta de ler” ao medo e umas palavras sobre a liberdade e a dignidade à censura, referia-me a este local, não ao da Junta, e afirmei:
Nunca ter sofrido desse mal neste espaço onde nos encontramos;
Se tal vier a acontecer, facto de que duvido, não será nesse Blogue de entrada livre, mas em outros da região, que eu poderei ridicularizar e desmascarar a censura.

No meu segundo comentário, explicitei melhor o que entendia por liberdade e dignidade, termos que se referiam ao que se passa no interior de blogues.
Relativamente a este local onde a entrada só é permitida a registados, não ao da Junta, pedi-lhe para revelar:
Um comentário que tivesse sido censurado, talvez eu não tenha reparado;
Novidades que, não passando neste local, se poderão ler nesse para o qual me convidou que mereçam ou não credibilidade;
Se tinha conhecimento de comentários censurados nesse local que rotula de LIVRE, isto é, de entrada livre.
O senhor foi omisso, não respondeu a estas solicitações que, com certeza, fundamentariam ou não as razões do seu convite.

No seu último comentário, o Senhor retira a base de apoio às razões, que continuo a desconhecer, para formular o convite que me dirigiu inicialmente e invoca como motivo do dito convite: Achar que o Dotejo é um dos comentadores que aprecia. Agradeço as suas palavras, mas permita-me que continue.
Perante a confusão que se gerou, meter ambos os blogues, este e o da Junta, no mesmo “saco”, a sua visão do Blogue da Junta que absorveu completamente este espaço e o facto de considerar apenas esse Blogue como exemplo da prática da liberdade de expressão, apresentando argumentos contrários para as suas afirmações, no que respeita a este onde nos situamos, levou-me a tentar compreender o estado de espírito em que se encontrava quando escreveu – Parece-me que a sua revolta e a sua indignação (provocadas pela não publicação do seu comentário que nada tinha de ofensivo no Blogue da Junta de Freguesia) geraram palavras que constituem um profundo desabafo de alguém que se sente injustiçado.
Antes de passar para a questão do Blogue da Junta, permita-me algumas palavras.
Contestar é contradizer, discutir, debater, contrapor outras ideias a ideias expostas – Isso é salutar, é sinal que nem todos pensam da mesma maneira, é sinal de liberdade de expressão. O insulto, a ofensa, o negar as afirmações de outrem sem fundamentos ou provas, a insinuação, a falta de respeito e consideração por quem discute, o disparate, a ofensa e o insulto são actos que só atingem quem os profere – A agressão verbal é utilizada por quem não respeita a sua própria liberdade e a liberdade dos outros. O Senhor já afirmou que, muitas vezes, fui alvo de muitas criticas e não só (também aqui já apareceu alguém com tendências para a insinuação, o insulto e a adivinhação – esperemos que este mal não se alastre para bem dos leitores).
Já agora, aproveito para lhe dizer que o "picar" para que eu me identificasse é um acto natural e sem maldade que resulta da curiosidade de se saber quem é quem – Nada disso tem importância.


(continua)
Dotejo disse…
(continuação)


Permita-me revelar o que penso dos locais das Autarquias na Internet.

As Autarquias não estão vocacionadas para um certo tipo de espaço – O Blogue.
Sou de opinião que uma Autarquia deveria possuir um espaço liberto de comentários, onde o cidadão tivesse acesso rápido, por endereço electrónico ou outro meio privado, para questionar a Junta sobre os assuntos do seu interesse. Os responsáveis, representantes da Comunidade e defensores dos seus interesses, deveriam elucidar rapidamente o cidadão e, se a informação prestada fosse de interesse para outros cidadãos, publicá-la no seu espaço – Como exemplo, cito o aviso aos residentes, publicado em 23 deste mês no Blogue da Junta de freguesia do Ferro.

O Poder, pequeno (de um chefe que dirige apenas um ou dois empregados) ou grande, tem tendências a corromper a mente de quem o possui. Felizmente, a grande maioria daqueles que detêm o Poder tem dignidade para lhes resistir – É importante definir regras de actuação objectivas, isto é, claras, Na coisa pública, o exercício do Poder, sempre em defesa dos interesses dos cidadãos, tem de ser realizado com transparência, com conhecimento da Comunidade. Se assim não for, o Poder arrisca-se a ficar sujeito à especulação, à desconfiança e ao mal dizer. Para o Poder, é importante fazer bem com a Comunidade a ver.
Numa Autarquia, o espaço na Internet deve ser utilizado para dar formação e informação com isenção, sem qualquer efeito de propaganda, e sempre revelando o que se faz antes do cidadão começar com a dúvida que gera o questionar e, mais tarde, a especulação. Penso que nesse espaço deveriam constar, para além de outras informações:
Actas das reuniões do executivo e da Assembleia de Freguesia;
Plano anual de actividades;
Prestação de contas;
Montante de verbas destinadas a apoiar e ou comparticipar em actividades de interesse público, revestindo ou não a forma de protocolos celebrados com instituições;
Montante de verbas utilizadas em festas, feiras e outras actividades;
Informação sobre projectos extraordinários, o acompanhamento da respectiva execução, a sua descrição e alterações que vão sofrendo.
Eis a minha opinião, ainda que breve, sobre o espaço de uma autarquia, onde não deve ter lugar o comentário do cidadão.

O local da Junta de Freguesia do Ferro é um Blogue com comentários sujeitos a aprovação antes de serem publicados. A competência para aprovar ou recusar respeita à Junta. O Presidente (com mais dois vogais) é a Junta (o órgão executivo). Não se deve confundir o Presidente cujos interesses são os da Junta com quem ocupa o cargo. Os interesses de quem ocupa o cargo englobam os da Junta, na qualidade de Presidente, e os seus, enquanto pessoa. Suponho que não é o Presidente que, com certeza, terá muito com que se preocupar, mas algum assessor que faz a vistoria de comentários. Esgotada a possibilidade de se ver um comentário publicado, o Blogue da junta disponibiliza diversas alternativas que podem ser utilizadas para apresentar a questão e dar conhecimento ao responsável máximo: Endereço electrónico, fax, telefone e endereço postal. Há também a possibilidade de recorrer a outros Blogues para, expondo o problema, publicar o comentário recusado.
Ignoramos quais os critérios utilizados para a publicação de comentários, mas quem decide tem competência para o fazer.
Não nego o direito de recusa, mas também não nego o direito do cidadão ao exercício da liberdade de expressão e o direito à sua indignação. Talvez a definição de critérios objectivos resolvesse este confronto de direitos.
Por outro lado, talvez a competência para dialogar com o Presidente, solicitando informações sobre a retirada do Blogue, seja do respectivo Administrador.
Dotejo disse…
O jj é uma pessoa fácil de entender, mas talvez o não seja para quem vive distante. Respondo a este comentário, apenas e só, por consideração pelo leitor.

Há dois ou três meses, numa conversa sobre a Estrada, o jj perdeu o fio à meada. Agora, voltou a encontrá-lo para afirmar que o Dotejo é difícil de entender e nega a sua afirmação perguntando onde é que viu as profundas alterações que a Estrada, na zona de Peraboa, vai sofrer. Afinal, o jj entendeu muito bem o Dotejo – Continua com os mesmos problemas de visão de há dois ou três meses.
Vamos então mostrar aquilo que o jj não viu – “as profundas alterações que a estrada na zona de peraboa, vai sofrer”:
A Estrada, a partir de Peraboa, fica com um novo traçado depois da “Estação de Serviço” e até um pouco antes do Poço Frio e inclui a construção de uma nova "Ponte do Meio".

Quanto à parte restante do comentário do jj, é matéria da sua privacidade reveladora da sua educação e inteligência e do respeito que tem pelo leitor.
Dotejo disse…
No meu comentário de 28 de Fevereiro de 2010 04:35, onde consta
«Contestar é contradizer (…). O insulto, a ofensa, o negar as afirmações de outrem sem fundamentos ou provas, a insinuação, a falta de respeito e consideração por quem discute, o disparate, a ofensa e o insulto são actos que só atingem quem os profere – A agressão verbal é utilizada por quem não respeita a sua própria liberdade e a liberdade dos outros.»,
Deve ler-se:
«Contestar é contradizer (…). O insulto, a ofensa, o negar as afirmações de outrem sem fundamentos ou provas, a insinuação, a falta de respeito e consideração por quem discute e o disparate são actos que só atingem quem os profere – A agressão verbal é utilizada por quem não respeita a sua própria liberdade e a liberdade dos outros.»

Pelo lapso, repetição de “ofensa” e de “insulto", apresento as minhas desculpas ao Senhor Antianónimo e ao leitor.
antianónimo disse…
Ok sr Dotejo.

Nem sequer precisa de apresentar desculpas por tal.
Não quero de maneira alguma alimentar mais polémicas (não é essa a minha intenção), mas no que respeita aos comentários feitos em blogues onde só os registados podem comentar, muito haveria por discutir.
Compreendo e respeito as suas opinões, naõ querendo com isto dizer que concordarei com todas elas, nem o Sr terá de concordar com as minhas.
Cada cabeça sua opinião/sentença
Assim, sim, se vê a verdadeira democracia e a livre vontade de expressão.
Não esqueça as suas raízes e vá aparecendo por cá, para se ir, inteirando dos graves problemas que por cá temos, bem como as coisas boas (ainda que poucas) que vamos tendo por cá.
Só vendo "in loco" as coisas boas e más poderemos falar delas, e não sómente por ouvir ou ler, o que em meu entender não é o seu caso
Cumprimentos para si
JJ disse…
Acho muita piada a este auto intitulado Antianonimo. O senhor é um pretencioso. O senhor, é um pseudo intelectual, que se vem pavonear para estes espaços, na expectativa de que alguem o leia... Os seus comentários são baixos, ou melhor, rasteiros, com pouco sumo e desprovidos de conteúdo. Permita-me que lhe diga, deixe a blogosfera em paz!
antianónimo disse…
Venho aqui pela última vez - porque me sinto insultado e pagar com mesma moeda - para responder a esse fulano pseudo/parvo JJ.
E até podes crer que não levas mais troco, se é isso que queres.
Pretensioso? Porquê? Podes explicar parvalhão?
E tu armado em pseudo parvo, faz-te à vida pá que estes espaços conseguem sobreviver sem a tua presença.
Tu sim, sob a capa desse pseudónimo queres lançar a confusão com esse JJ mas não consegues.
Comentários, baixos/rasteiros????
Antes de publicar, lê bem o que escreves e tira conclusões.
Se te deres pelo menos ao trabalho, vais reparar que nem sequer nunca me referi a tal JJ, que abomino completamente
Não vás mais longe, lê os comentários deste Post e conclui a quem assentam bem todos esses impropérios referidos

Como vê sr Dotejo, é por estas e por outras que eu digo : Não vale mesmo a pena.
É pena, mas vejo-me obrigado a descer ao nível tão baixo desse aí referido
È deitar pérolas a porcos.
Como se eu viesse a este espaço na expectactiva que leiam os meus comentários...
Enfim "os cães ladram, mas a caravana lá vai passando"

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro