Ferro Vila, Vila do Ferro – o que se passa pela Nossa Terrinha.

III Expo Aves da Vila do Ferro No passado dia 24 e 25 de Outubro de 2009, realizou-se na Vila do Ferro mais um Concurso de Aves Ornamentais, organizado pelo Clube Ornitológico da Beira Interior (COBI), e pela Junta de Freguesia do Ferro. O Certame que teve mais de 200 Aves em exposição, desde canários, agaponis, e periquitos, entre outros, contou com a presença de Juízes Oficiais e credenciados, que procederam ao julgamento das aves a concurso, escolhendo a melhor ave, de entre todas. Assim o primeiro Lugar coube a José Gomes, da Guarda, que obteve 47 pontos na classe Canários de Cor. Fundado a 17 de Janeiro de 2006, o Clube Ornitológico da Beira Interior, foi criado para dar resposta a um crescente número de criadores e amantes de aves canoras e ornamentais, que até aqui não tinham qualquer tipo de informação e apoio técnico, nesta região, e que com a criação do clube, com sede na Vila do Ferro, todos os aficionados neste desporto poderão facilmente adquirir qualquer tipo de ajudas.
.
. Assembleia de Freguesia do Ferro tomou posse dia 30 de Outubro. O Sr. Enf. Paulo Tourais, reeleito Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, formou uma Equipa de trabalho que irá, nos próximos quatro Anos, comandar os destinos da Nossa Freguesia. Contando para o Órgão Executivo com Augusto Macedo e Magda David, e para o Órgão Deliberativo com Jorge Pombo, João Xavier, Rosa Jacob, António Proença, Rui Marques, Rui Neves, Telmo Caetano e Catarina Abrantes, tem o Sr. Presidente a Equipa formada para trabalhar em prol da Freguesia do Ferro, fazendo com que esta Vila siga o caminho do desenvolvimento e do progresso. Clique aqui para ler mais. .
. Passeio de Todos os Santos. Realizou-se no passado dia 31 de Outubro, Sábado, o já tradicional Passeio de Todos os Santos. Como tem acontecido em Anos Anteriores, este Passeio tem como objectivo o convívio entre as gentes da nossa Terra, gentes de varias gerações, que, visitando lugares do nosso Portugal, passam um dia que fica na recordação de todos os que participaram, devido principalmente ao convívio. Este Ano o passeio foi até Óbidos e Peniche, contando-se 77 Pessoas divididas entre dois Autocarros, que partiram da Vila do Ferro cerca das 8 horas. A primeira paragem foi em Vila Nova da Barquinha, num local bem vistoso, junto ao Rio, ai foi consumido um farto pequeno-almoço, contendo entre outras coisas, uma boa “bola de chouriça”, feita na Padaria do Sr. Carlos. Terminado o pequeno-almoço, era hora de partir, que o tempo é curto, e a próxima paragem era já Óbidos. Terra da Ginja, Óbidos recebeu o Povo da Vila do Ferro muito bem, com um calor de Verão, visitou-se Óbidos numa hora e meia. Bebeu-se Ginja, comprou-se recordações, visitou-se as bonitas ruas, viu-se o bem preservado Castelo, e depois mais uma vez teve que se partir, que o estômago já reclamava. Pouco tempo demorou a viagem, no restaurante “O Apiadeiro”, á saída de Óbidos, foi servido o Almoço.
Já com a barriga cheia, partiu-se para Peniche, onde o primeiro ponto de paragem foi o Cabo Carvoeiro, com uma bela vista para o Mar, para as Ilhas Berlengas, e para o quase Por do Sol, este foi uma óptimo ponto de paragem, muito bonito.
A seguir, partiu-se em direcção á Fortaleza de Peniche, antiga prisão, entre outras tantas utilizações que teve desde 1645, altura que foi concluída. Feita a visita, partiu-se novamente, e dessa vez, com regresso á Vila do Ferro, fazendo-se umas pequenas paragens pelo caminho, chegou-se á Nossa Santa Terrinha cerca das 21:30 horas. E, como se costuma dizer, para o Ano há mais…

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro