Algumas Freguesias do Concelho da Covilhã, inclusive a Freguesia do Ferro, podem ficar sem água para consumo humano no final deste Ano.

Águas da Covilhã defende construção urgente de nova albufeira Se não chover com intensidade até ao final do ano o racionamento de água terá de ser equacionado, avisa Leopoldo Santos, administrador da Águas da Covilhã (AdC), que considera urgente a construção da nova barragem e não percebe porque o processo está “bloqueado”. (…) Neste momento a barragem Cova do Viriato, que abastece um terço do concelho, está com 20 por cento da sua capacidade, de um milhão e meio de metros cúbicos, para fazer face a um consumo de 70 mil metros cúbicos por semana. Segundo Leopoldo Santos este ano está a ser mais preocupante que 2005, quando o plano de contingência teve de ser activado. Apesar de os níveis não estarem tão em baixo, não se prevêem períodos de chuva prolongados. (…)A pouca chuva, aliada à sua queda irregular e com intensidade, que faz com que as reservas subterrâneas sejam menores, para além da desflorestação e do reduzido caudal do rio Zêzere, agravam o problema. A solução que permite dar tranquilidade no abastecimento, frisam os administradores, passa pela imediata construção de uma segunda barragem, prevista para a Ribeira das Cortes.
Noticia retirada do Jornal ”Noticias da Covilhã.

Agora, uma coisa se pergunta, como é que é possível com uma Serra que tem tanta água, existir na Covilhã, e aqui na nossa Terra, a possibilidade de ficarmos sem água no final deste Ano? Tanta água que a Serra da Estrela tem, e mesmo a Serra do Ferro, que tem muita água que podia ser aproveitada, e não é, é lamentável que existe a possibilidade de um dia, a água deixar de correr nas nossas torneiras.

A Serra da Estrela é uma fonte imensa de água, que, sendo bem aproveitada, a possibilidade de faltar água é mínima. Prevê-se a construção de uma barragem na Ribeira das Cortes, que, pelo que dizem, vai colmatar este problema de falta de água. Ora, a Serra do Ferro também tem muita água, porque não aproveita-la? Sabe-se que para o depósito de água antigo, corre água vinda da Quinta do Azevo, um dos locais da Serra que tem muita água, mas o depósito antigo só abastece metade do Povo. Mais locais como no Azevo existem, e por isso, fica a pergunta, porque não aproveitar essa água tambem, um bem que cada vez é mais escasso nos tempos que correm, porque não aproveitar a água que a nossa Serra tem?

Outro problema sobre este assunto da falta de água, alem de a aproveitar bem onde ela existe, é a maneira como a usamos, como consumimos a dita. Digamos que o poupar água não é coisa que passe pela cabeça de muita gente, desde consumos exagerados em casa, até consumos desnecessários em regas, lavagens, etc, tudo faz com que a água que muitos pensam ser inesgotável, um dia, surpreendentemente é, e chega á consciência então que ela pode acabar. Consumir somente o necessário de água em casa, é possível, utilizar outra água, que não seja a de consumo humano, para regar, etc, é possível, basta haver um esforço de todos nós, basta haver um esforço das autoridades locais, pensando em soluções para o problema do século XXI.

Pensem sobre isto, pensem em poupar água, porque ela não é inesgotável.

Comentários

antianónimo disse…
Eu reforçaria um aspecto aqui comentado.
Porque não fazer uma boa captação de águas na nossa serra?
Segundo rezam os mais idosos, e esses sim conhecedores, temos por cá muita água mesmo.
Será (e digo isto sem conhecimento de causa) que com uma boa captação em toda a nossa serra e construção de reservatórios com capacidade suficiente, não nos dariam uma certa "independência" no que a este assunto se refere?
Claro que tambem a água da serra da Estrela está sub aproveitada, e disso todos temos conhecimento.
Haverá outros interesses por tras disto? Não sei, mas é o que parece.
Ora, se temos esses recursos, que infelizmente muita gente não tem, porque não aproveitá-los?
A construção de novas barragens, são uma necessidade urgente, pois qualquer dia vamos ter esse problema do título deste comentário.
Segundo me parece, (não sei se estou a dizer alguma coisa errada, dá-me a impressão que na semana passada, foi muito falado do entrave à construçao de novas barragens pelos Verdes.
Terá sido isso?
Então que ecologistas são estes?
Claro está que um dos grandes problemas nestas coisas da água, são os consumos exagerados de todo nós e não o respeito pela poupança do precioso liquido.
Várias campanhas têm sido lançadas, mas cada vez o procblema é mais grave.
Há que poupar água
Em último caso, aproveitamos a água do canal do regadio, que pelos vistos não vai servir a agricultura na nossa região, o que como já foi muito falado, é um projecto com atraso de 50 anos!
A água que nos "pertencer" por direito próprio, vamos tratá-la e assim minimizareste nosso problema.

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro