TOPE – Teatro Organizado Pelos Estudantes
(Cliquem nas imagens, para aumentar)
Há uns bons Anos atrás, há pra ai 40 Anos, existiu no Ferro um Grupo de Jovens que se juntava, para fazer Teatro, Teatro Amador, que fazia as delícias da População do Ferro, e não só. O Grupo tinha o nome de TOPE – Teatro Organizado Pelos Estudantes, que depois passados alguns Anos, os não Estudantes também começaram a entrar. Teve, podemos dizer, duas fases, uma que começou em 1958, e depois teve uma paragem, recomeçou outra vez por volta do fim da década de 60, até ao seu fim, onde se extinguiu definitivamente em 77.
Depois do Sr. Tó Elias ter lançado uma Mensagem sobre a TOPE (podem ver AQUI) em Dezembro ultimo, depois de ter tido conversas com alguns membros da TOPE, e de ter inclusive visto um cartão de sócio deste Grupo de Teatro, eu decidi agora “ressuscitar” outra vez este tema, que acho que ainda tem muito que ser falado, ainda há muito para contar sobre este Teatro Organizado Pelos Estudantes.
Naquela altura, antes 25 de Abril, não se podia falar, escrever, e neste caso, fazer um Teatro, contra o Governo, a falar mal do Governo, etc.. e por isso até na PIDE a TOPE tinha cadastro, inclusive alguns elementos deste Grupo de Teatro lá estavam escritos. Por exemplo uma das frases que o Sr. Tó Elias relembra dessa altura, na Mensagem lançada em Dezembro, ”- Vou pra cama, estou cansado, vou pra cama vou dormir... Mas mal eu adormeço, começa o relógio a balir..." Era uma critica ao relógio da Igreja, que badalava de 15 em 15 minutos, é só um exemplo.
Outra História dessa altura da TOPE, foi protagonizada pelo Sr. Zé Robalo mais, o Sr. Zéca Ribeiro, parece que uma dessas vezes que eles faziam Teatro, onde a população do Ferro podia assistir, eles tinham que ter elementos da GNR no local onde o Teatro se realizava, e parece que a GNR não queria ir para lá. Então o que é que o Sr. Zéca Ribeiro, e o Sr. Zé Robalo, fizeram, foram daqui para Castelo Branco, ao Governo Civil, para que o Governador desse autorização á GNR para ir para onde se realizava o Teatro. Mas ir a Castelo Branco, para quem não tinha carro, porque antigamente não haviam tantos carros como hoje, era complicado, mas eles lá foram a pé, de vez em quando lá apanhavam uma boleia, e assim lá chegaram, pediram ao Governador, e ele deu autorização. Foi um dia inteiro para ir, e para vir, tudo por um Grupo de Teatro Organizado Pelos Jovens.
Outra História que ouvi, foi quando tiveram que fazer um palco, então parece que o Pai do Sr. Zé Catanas deu os pinhos, os elementos da TOPE cortaram-nos, depois foram levados a serração, fizeram tábuas, e assim construíram o palco onde podiam fazer os Teatros, Revistas, etc..Muita coisa há para contar, muita coisa foi contada nessa Mensagem em Dezembro, passem por lá para relembrar.
Muita coisa para contar, por exemplo, quem eram os membros da TOPE na altura? Era uma boa idéia fazer-se aqui uma lista com os sócios desse Grupo de Teatro, eu tentei, com base no que já foi escrito na outra Mensagem, e com aquilo que me contaram, e pelo que sei, tentei fazer aqui uma lista, (se estivar algum nome errado, é só dizerem).
Depois, é assim, eu não sei que elementos fizeram parte da primeira, ou da segunda fase, a lista é dos sócios que faziam parte da TOPE, no seu geral.
1- Alexandre;
2- António Brojo;
3- António Amaral;
4- António Forte;
5- Aquiles Pinto,
6- Carlos Versos;
7- Carlos Ribeiro;
8- Carlos Mourinho;
9- Carlos Rodrigues;
10- Celso Mascarenhas;
11- Duarte Manuel Couto;
12- Francisco Martins (Palonas);
13- Fernando (Viola);
14- Jaime Esteves;
15- Jorge Bruxo;
16- Jorge;
17- João Dias;18- João José Xavier
19- João Mateus;
20- João Tavares;
21- João Fatela;
22- João Forte;
23- João Leitão;
24- João Baptista dos Santos;
25- João (Bairro Alto);
26- João (Porto);
27- João Silveira;
28- José Cordeiro;
29- Luís Marrocano;
30- Luis Brás;
31- Luis Mourinho;
32- Luís Manuel Campos;
33- Laurindo;
34- Maurício;
35- Nuno Mascarenhas;
36- Ricardo Bruxo;
37- Ricardo Félix;
38- Rui Ribeiro
39- Silva Raposo;
40- Tó Zé Marrocano;
41- Tó Churro;
42- Tó Zé;
43- Tó Elias;
44- Zéca Elias;
45- Zé Máximo;
46- Zé Catanas;
47- Zeca Dias;
48- Zeca Ribeiro;
49- Zé Nobre;
50- ...
(estes nomes foram-me fornecidos por vários elementos da TOPE, por isso poderá haver algum repetido)
Parece então que a TOPE também tinha elementos Femininos, pois então estas são algumas das Senhoras que fizeram parte da TOPE:
1- Ana Leitão;
2- Anunciação Forte;
3- Clara;
4- Cila Fortuna;
5- Dulce;
6- Graziela;
7- Guida Dias;
8- Mena;
9- Manuela Leitão;
10- Manuela Catanas;
11- Nena Nobre;
12- Rosa Maria Pinto;
13- São Esteves;
14- Teresa Madruga;
15- Zeza Nobre;
16- e ainda as Irmãs Robalo (Cabo Robalo): Carmo, São e Lurdes
17- ...
Sei que há muita mais gente que participou na TOPE, e por isso conto com a ajuda de quem sabe para acabar de preencher esta lista.
Quanto a Fotos, sei que as há por ai perdidas, por isso quem as quiser disponibilizar, podem fazer um scaner, e enviá-las pelo seguinte e-mail: danitri@portugalmail.pt que eu depois aqui as colocarei nesta Mensagem.
Para agora, já encontrei algumas dessas Fotos, desses tempos em que os Estudantes da Vila do Ferro se juntavam para fazer Teatro Amador. Nas Fotos estão os principais elementos da TOPE, não sei se falta algum, mas isso só quem está nas Fotos, é que agora o podem dizer.
Deixo-vos aqui um desafio, identifiquem as Pessoas que fazem parte de cada Foto.
Foto 1:
Foto 2:
Foto 3:
Comentários
Mais uma boa informação para este tema.
Obrigado.