Neste dia 11 de Novembro, dia de São Martinho, realizou-se aqui na nossa Vila do Ferro a já tradicional Feira da Castanha, onde muitos expositores, nem só da nossa Freguesia, estiveram nesta Feira. Estiveram cá expositores de todo o género, Agricultores a venderem a castanha, claro, mas também produtos horticolas, estiveram cá expositores um pouco de todo o lado, um pouco de todo o género, alem dos tradicionais feirantes de venda de roupa, de calçado, etc..
Este foi mais um expétacular dia para a Vila do Ferro, pois a nossa Vila recebeu muita, mas mesmo muita gente, onde a Junta de Freguesia do Ferro está de Parabéns, por, mais uma vez, ter realizado uma expétacular Feira, que mais uma vez, deu a conhecer a muita gente a nossa Vila do Ferro.
Esta Feira, não conheço números, foi visitada por imensa gente, que veio á procura da castanha, que veio á procura de produtos agrícolas (que são tão bem conhecidos pelas gentes, por exemplo, da Covilhã) vieram á procura de um tradicional magusto de São Martinho, isto é, castanha assada na caruma, descascada quentinha, que até farrusca as mãos, e vieram atrás de uma Feira da Castanha que já começa a ser tradicionalmente conhecida por esta região toda.
Como já o disse, esta Feira foi muito boa para a nossa Freguesia, como em outras, esta Feira faz com que a nossa terrinha seja falada por esse “Mundo” fora, e isso é bom. Como já o disse, esta Junta de Freguesia está de Parabéns, porque tem feito para que a nossa Freguesia seja visitada por uma romaria de pessoas, e isso é muito bom. Houve atuações de Bombos, concertinas, muita gente animada.
Esta Feira da Castanha, o Magusto de São Martinho da Vila do Ferro, foi um sucesso, porque por aquilo que se viu, foi muito bom. Até o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã esteve cá, fez companhia ao Povo Ferrense, esteve no Magusto, onde com ele, muita gente esgotou imediatamente as imensas castanhas que havia a assar.
A noite do dia 10 de Janeiro foi uma noite muito trágica que vai ficar na recordação de muita gente. Foi uma noite muito trágica e muito triste para todos os que conheciam o grande Bruno, para a Família principalmente, para os Amigos, para os Ferrenses, foi uma noite muito triste para quem compartilhava a vida próxima do Bruno, e para a Vila do Ferro. Era um grande Homem, pessoa espetacular, rapaz cinco estrelinhas, que nessa noite partiu, deixou-nos e foi olhar por nós lá em cima como uma estrela brilhante, que já ele era cá em baixo, mas que agora quando olhamos para as estrelas e quando vimos uma a brilhar intensamente, é o Bruno, está lá em cima a olhar por nós. Quem conhecia o Bruno sabe que é difícil encontrar palavras para o descrever, era amigo, companheiro, bem disposto, simpático, trabalhador, divertido, levava a vida sempre numa boa, gostava de andar de moto, tinha prazer pela vida e de a viver, gostava de estar ao pé dos amigos, divertir-se e fazer divertir o...
Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI , e AQUI . Cogumelos a abrir. Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos. Cogumelos fechados Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas . Cogumelos assados Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer. Cogumelos com ovos mexidos Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de c...
O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru. Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares. Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite. As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva). Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssim...
Comentários