Limites Ferro Peraboa.

Para lançar um novo tema de discução a este Blog, lembrei-me de uma situação que se passou há uns tempos atrás na nossa Freguesia, e que, se calhar, já deu no esquecimento.

O caso é o seguinte, para quem não sabe, e acho que é mais ou menos assim, corrijam-me se eu estiver errado: há uns tempos atrás o Presidente da Junta de Freguesia de Peraboa (não sei o nome), resolveu colocar uma placa a mencionar que o limite da Freguesia, ou seja o que separa as Freguesias de Ferro e Peraboa, é no local que se vê na imagem, chamado o alto do Poço Frio.



Ora pelo que dizem os “antigos”, as Pessoas mais velhas da nossa Freguesia, sabem bem, há já muitos Anos, que o local que separa os limites das duas Freguesias não é ali, mas sim um grande bocado mais abaixo, onde corre um Ribeiro que atravessa a Estrada, como se vê na imagem seguinte.

Pelo que sei, a autarquia de Peraboa diz que o que separa as duas Freguesias é a Estrada de Alvares, até ao Rio Zêzere, mas o Povo Ferrense mais Velho diz que o que separa as duas Freguesias é o tal Ribeiro.
Pela lógica o limite será o Ribeiro, porque se é a Estrada, então antes de a Estrada estar construída, onde era o limite? Eu sempre ouvi dizer que os limites, ou fronteiras, eram impostos geograficamente, como Rios, Ribeiros, Montes, Pedras, etc... Agora estradas, é um bocado vago, porque antes de as haver, onde eram os limites?

Fica aqui este Tema para os Bloguistas, Ferrenses e não só, comentarem. Para vocês onde é o limite que separa as Freguesias de Ferro e Peraboa?

--- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

Não podia aqui estar a falar na Estrada Ferro - Peraboa sem mencionar a, mais que lastimável, estrada Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa. Assim deixo aqui algumas perguntas, que com certeza, são em nome de todos os Ferrenses, para ver se chegam á Câmara Municipal da Covilhã: Será que já decorreu o concurso para a adjudicação da Obra da Estrada Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa? E quando começam essas ditas Obras? Ainda é para este Ano?

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro