Acordeonistas da Vila do Ferro

5.º Aniversário da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa.




"Acordeonistas da nossa Terra brilham no 5.º Aniversário da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa que se realizou no passado dia 5 de Outubro de 2008 em Penamacor.
A Vila do Ferro foi representada pelos acordeonistas Rui Andrade, Paulo Martins e Duarte Andrade.
O evento contou com a presença de mais de 100 Acordeonistas oriundos de toda a Beira Baixa.
Os Acordeonistas chegaram a Penamacor pelas 10 horas da manhã, concentrando-se frente à Câmara Municipal onde foram recebidos pelo Presidente, e pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, seguindo-se uma arruada pelas ruas da Vila. Pelas 13h00 foi servido o almoço oferecido pela Autarquia Local, durante a tarde todos os Acordeonistas presentes tocaram em palco onde animaram todos os presentes com as mais belas melodias tocadas por esse belo instrumento que é o acordeão."

Cliquem no vídeo a seguir, para verem um pouco como foi este dia:




O acordeão é um instrumento popular em Portugal, e em quase todo o mundo. A sua origem remonta a 2700 anos antes de Cristo, através de um instrumento inventado na China denominado CHENG.
Em Portugal, o Acordeão terá entrado por volta de 1940, quando nessa altura foram começando a ser criados grupos de cantares e danças, denominados depois Ranchos Folclóricos.
Na nossa Vila do Ferro existem diversas pessoas que tocam acordeão, nos Ranchos Folclóricos, mas também, como se pode aqui ver, a solo, ou em grupo, mas usando simplesmente esse instrumento, o acordeão, que como instrumento tradicional que é, deveria ser mais dado a conhecer, e aqui na nossa Freguesia, existe essa oportunidade.

O acordeão é um instrumento muito bonito de se ouvir, fazem-se muitas festas com o acordeão, com muita boa disposição. Existem por ai muitos Acordeonistas na nossa Terra, um deles, Jovem também, é o Carlitos, que toca no Rancho Folclórico da ACSSCM do Ferro, podem ver aqui neste vídeo uma das suas actuações.
Pode ser que aqui na Vila do Ferro, seja criado mais um grupo, o Grupo de Acordeonistas da Vila do Ferro, penso que existe material para isso....

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro