Ferro, 20 Anos de Vila.


 No passado dia 21 de Junho a nossa Terra completou 20 Anos que ascendeu a Vila.
É uma data importante da nossa Vila do Ferro, e com isso foi comemorada a data na Praça 21 de Junho, a antiga praça da GNR.


Ferro é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 30,76 km² de área e 1 700 habitantes (2011). Densidade: 55,3 hab/km².
É composta pelos lugares de Freixo, Lameiras, Madeira, Monte Serrano, Penedia, Rasas, Ribeiro do Moinho, Semaria, Sítio do Marujo, Sítio da Póvoa, Sítio do Ribeiro de Linhares e Souto Alto.
O Ferro é limitado a Norte por parte da freguesia de Caria, separada do Ferro pela ribeira do mesmo nome, e também pelo rio Zêzere, que serve de limite natural entre esta freguesia e a da Boidobra. A Sul confina com as terras de Peroviseu, a Este é limitada pelas freguesias de Peraboa e Peroviseu, a Oeste confronta com as freguesias do Tortosendo e Alcaria.
O povoamento desta freguesia ascende à época romana, uma vez que terá sido este povo que deu nome à povoação, através da palavra latina Ferrum. Os romanos, nas terras que conquistavam, aproveitavam os recursos minerais dosubsolo, sendo conhecida a riqueza desta região nessa matéria. Foi mais tarde um curato anexo ao priorado de Santiago da Covilhã, tendo de rendimento anual duzentos mil réis.
Fonte: Wikipédia



Para comemorar de alguma forma estes anos de Vila da nossa Terra, o Blogue Ferro Vila publica um vídeo com fotos da Vila do Ferro, para acompanhar estão músicas cantadas por artistas ligados á nossa Vila do Ferro; Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro”, Rancho Folclórico do Sagrado Coração de Maria do Ferro, Acordeonistas da Vila do Ferro, Tiago Silva e amigos, Grupo Coral da Vila do Ferro “Cantar em Sol Maior” e o artista Maurício Melfe.


Comentários

mensagensnanett disse…
Manifesto em divulgação


Existem 'globalization-lovers' (UE-lovers e afins) em todo o lado... a mim, pessoalmente, não me faz diferença nenhuma... ok, mas, agora... os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
-» Nota 1: Existem 'globalization-lovers'... e existem 'globalization-lovers' nazis (estes buscam pretextos para negar o Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones).
-» Nota 2: Nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim... a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros.
.
Pelo Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones:
-» http://separatismo--50--50.blogspot.com/
(antes que seja tarde demais)
.
.
.
P.S.
A superclasse (alta finança - capital global) pretende 'cozinhar' as condições que são do seu interesse:
- privatização de bens estratégicos: combustíveis... electricidade... água...
- caos financeiro...
- implosão de identidades autóctones...
- implosão das soberanias...
- forças militares e militarizadas mercenárias...
resumindo: estão a ser criadas as condições para uma Nova Ordem a seguir ao caos - uma Ordem Mercenária: um Neofeudalismo.
{uma nota: anda por aí muito político/(marioneta) cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse}
.
P.S.2.
Quando se diz «todos diferentes, todos iguais... isto é, todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta» [nota: inclusive as de 'baixo rendimento demográfico'... inclusive as economicamente pouco rentáveis...], nazis-made-in-USA - desde há séculos com a bênção de responsáveis da Igreja Católica - proclamam logo «a sobrevivência de Identidades Autóctones provoca danos à economia...»
[nota: os nazis-made-in-USA provocaram holocaustos massivos em Identidades Autóctones]
.
P.S.3.
Que a situação dos refugiados não seja usada para propaganda nazi.
.
P.S.4
É preciso dizer não ao nazismo democrático e sim ao separatismo, isto é: é preciso dizer NÃO àqueles que pretendem determinar/negar democraticamente o Direito à Sobrevivência de outros.
.
.
Anexo:
Outros Direitos que aqui o je vem divulgando já há alguns anos:
- O Direito à Monoparentalidade em Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas: ver blog "http://tabusexo.blogspot.com/".
- O Direito ao Veto de quem Paga: ver blog "http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/".

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro