Limites das Freguesias de Ferro e Peraboa… uma situação AINDA não resolvida.

Há uns tempos atrás coloquei aqui diversas publicações neste Blogue sobre os limites das Freguesias do Ferro e Peraboa, na altura foi um assunto muito falado, muito se debateu e discutiu, mas pensava-se que tudo ficasse resolvido. A última publicação que escrevi mostrava provas de como eram os limites da nossa Freguesia com a Freguesia vizinha, Peraboa, provas essas que já tinha colocado anteriormente nas outras publicações, mencionadas nesta última. Podem ler esta última publicação clicando aqui, e ler as anteriores que estão mencionadas nesse texto. No mapa que publico nesta última publicação esta lá a geografia da nossa Freguesia, esta marcada a estrada Ferro – Peraboa, está marcada a estrada de Alvares, e está marcada com umas “cruzinhas” os limites. E já nas anteriores publicações estão mapas retirados de livros onde mostram bem os limites. Fora isso, quem vive por esses locais vota no Ferro, nos Censos são contabilizados pelo Ferro, isto do que se sabe, do que se fala os terrenos estão inscritos no Ferro, as pessoas falam que estão na Freguesia do Ferro. Alem disso todos os limites estão delineados geograficamente, isto é, neste caso é o ribeiro, e não um caminho. Porque será que na estrada para Peraboa a ponte que passa por cima desse ribeiro se chama ponte do limite? Não foi um nome dado só agora porque apeteceu a alguém, aos anos que essa ponte se chama assim. Mas será que não há bom censo? Por favor.
Há poucos dias passou-se uma história caricata, encontram-se trabalhadores das duas Freguesias, Ferro e Peraboa, fazendo manutenção a um certo caminho, dentro dos limites da Freguesia do Ferro, alegando esses trabalhadores de Peraboa que estão dentro da sua Freguesia, dizendo aos trabalhadores da Freguesia do Ferro para se retirarem.
Mas até quando esta situação estará assim por resolver, quando é que a verdade sobre os Limites do Ferro e Peraboa será de uma vez por todas conhecida, mas quando será feita justiça sobre este assunto que já anda a rolar há quase 15 anos? Tantas provas, tantos relatos de quem por lá vive e mesmo assim o Ferro esta a perder injustamente uma considerável área que sempre foi da Vila do Ferro. Nada contra Peraboa e os seus residentes, mas acho injusto esta situação e Ferrense como eu sou gostava de ver resolvida justamente. A Câmara Municipal devia resolver isto, mas um dia ouvi de alguém que a Câmara não se metia porque era como uma Mãe se meter numa guerra de dois filhos, por favor, e se um dos filhos estiver a ser injusto?
Espero sinceramente que seja feita justiça de uma vez por todas sobre este assunto dos limites, como Ferrense gostava mesmo que isto fosse resolvido e gostava que mais Ferrenses fizessem para que este assunto tivesse justiça de uma vez por todas.


Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro