Centro Interpretativo da Cereja – CIC, da Vila do Ferro.



Abre hoje as portas ao público o Centro Interpretativo da Cereja - CIC, criado na Vila do Ferro e que foi inaugurado no passado Domingo. É um espaço que foi criado na zona central e histórica da nossa Vila, numa casa antiga em pedra que foi totalmente recuperada e que pretende destacar um dos produtos mais representativos da Cova da Beira, inclusive da Freguesia do Ferro.


No primeiro andar alem de uma expoção fotográfica e que ao longo do tempo várias exposições vão por lá passar, o CIC tem zonas com plasmas interátivos para que os visitantes possam ver e investigar tudo sobre este fruto tão produzido na nossa Terra. No resto chão, o Centro Interpretativo da Cereja tem uma sala onde é exposto um filme interativo sobre a cereja e tudo que envolve este fruto, desde a plantação até á colheita. No exterior existe uma loja onde serão promovidos todos os derivados de cereja, licores e compotas, entre outros.


Prevê-se ainda a organização de visitas guiadas aos cerejais, colheita de cerejas e visitas a empresas de transformação e muito mais. Segundo o Presidente da Junta de Freguesia Augusto Macedo; “A cereja das Beiras é a melhor do mundo, devido ao seu microclima. Queremos apoiar os produtores de cereja das Beiras, da escolha do solo até à colocação da cereja no mercado. Vamos informar, estudar, criar e desenvolver uma estratégia que consiga envolver produtores e transformadores na pesquisa de novos circuitos de comercialização, promovendo a unidade territorial e coesão social”, explica, numa nota enviada à comunicação social. E realça que o espaço será palco de várias iniciativas, com o objetivo de ter um projeto “autossustentável, dinâmico” e ainda um “pólo atrativo”.


O Centro Interpretativo da Cereja alem de ser um local onde se pode ver e investigar a cereja e tudo o que tem a ver com este fruto, o CIC é tambem um “local inovador na região e, por seu turno, uma janela que se abre para o turismo rural, conciliada com o bio turismo”, explica Augusto Macedo “Para isso, queremos fazer parcerias com diversas instituições, como hotéis, politécnicos, universidades, escolas, lares e empresas de turismo nacionais”, adianta ainda o autarca.

É um local a visitar.

Vejam aqui as fotos da inauguração.

Reportagem da RTP no "Portugal em Direto":


Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro