Um dos maiores cerejais do país vai ser plantado este ano no Ferro

Um dos maiores cerejais de Portugal, com 40 mil árvores ao longo de 50 hectares, vai ser plantado este ano na Covilhã, disse à agência Lusa o empresário Paulo Ribeiro. O cerejal vai seguir as regras de produção intensiva para gerar 500 toneladas de fruto a partir de 2015 - cerca de 10 por cento de toda a produção da Cova da Beira, um dos principais “berços” de cereja do país.

O investimento de cerca de 1,3 milhões de euros da Unitom, empresa de negociação de tomate e outros produtos agrícolas, inclui instalações para tratamento, armazenamento em frio e embalamento de cereja.

Actualmente, os terrenos da Quinta das Rasas, na freguesia do Ferro, estão a ser terraplanados. Não há socalcos nem haverá árvores dispersas, porque o objectivo é "baixar drasticamente o custo da colheita", principal custo de produção, explicou o empresário.

No lugar de morros e penedos "vão surgir corredores, alguns com mais de um quilómetro de extensão, com cerejeiras plantadas a cada 2,5 metros, com rega gota a gota" e onde cada trabalhador conseguirá apanhar mais cereja que nos pomares tradicionais, disse Paulo Ribeiro.

Nos três meses de colheita da cereja, entre Maio e Julho, os terrenos deverão contar com 80 pessoas a tempo inteiro, só para apanhar cereja.

O empresário estima produzir "dez toneladas por cada hectare", enquanto num cerejal tradicional aquele valor "ronda as duas a três toneladas por hectare", frisou.

A diferença "é grande" e, segundo Paulo Ribeiro, é notória também no resto dos custos de produção graças à dimensão do projecto.

O problema actual "é que a propriedade é relativamente pequena" e os produtores "não conseguem ter escala" para preços competitivos e, noutros casos, nem conseguem ter quantidades para satisfazer os pedidos.

"Chegamos a ter cereja turca mais cara que a nossa na Escandinávia, porque quando os importadores pedem 300 toneladas de cereja a Portugal, ninguém as tem para vender", disse.

Paulo Ribeiro conhece este tipo de situações por experiência própria como sócio da Unitom, empresa multinacional de negociação de tomate e outros produtos agrícolas, com sede no Fundão e que facturou 32 milhões de euros em 2011.

Segundo o empresário, "há muitos pedidos de cereja" e falta de resposta, pelo que a empresa decidiu apostar na produção do fruto "e não depender de ninguém".

Ao mesmo tempo, o empresário faz com que a empresa crie raízes na região onde reside, evitando que o um dia "voe" para outras paragens.

O objectivo passa por "gerar riqueza na região", sublinhando que o investimento em cerejal não se deverá ficar pelo projecto em curso: "queremos adquirir outros 50 hectares a Sul da Cova da Beira para duplicar este investimento em dois ou três anos", disse.

Para já, o projecto do cerejal da Quinta das Rasas inclui-se no plano de investimentos com capitais próprios da Unitom e vai receber 500 mil euros de comparticipação do ProDeR - Programa de Desenvolvimento Rural.



Publicado no Jornal "Kaminhos": http://www.kaminhos.com/artigo.aspx?id=8725&seccao=0

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro