Natal 2011, Madeiros Malta de 93

Atravessamos uma linda e bonita Época, o Natal, onde se fala de Amor, Paz e Alegria, deseja-se que todos e durante todo o Ano isto exista, deseja-se a todos muita saúde. É uma Época onde se reencontra a Família e os Amigos que estão longe, é uma Época onde se vê a alegria das crianças.

Antes desta Noite de Natal, a Malta dos Madeiros realizou um Baile na Casa do Povo, festeja-se a apanha dos Madeiros, este Ano contou com a atuação do Tiago Silva, e com a Tuna Académica da UBI “Já b´UBI & Tokuskopus”.
(clicar nas fotos para aumentar)Nas vésperas do Dia de Natal e conforme a tradição em todas as casas é realizada a Consoada, uns de uma maneira, outros de outra, mas normalmente há batatas, couves e bacalhau, há filhoses, fritas, sonhos, e muitos, muitos doces e sobremesas, há convívio entre a Família e os Amigos, deseja-se a todos um Santo e Feliz Natal.

Depois da Consoada, alguns saem de casa, vão até aos “Madeiros”, conjunto de madeira, normalmente, e a nossa Vila do Ferro cumpre sempre essa norma, o monte é constituído por castanheiros velhos, apanhados duas semanas antes na nossa Serra pela rapaziada que nesse Ano completam 18 anos, antigamente chamados rapaziada que ia á inspecção para a tropa, hoje já não é bem assim, mas, são as raparigas e rapazes que, agora, vão ao Dia Nacional da Defesa, que é quando completam 18 anos nesse Ano. Assim faz-se um belo monte, chamado de “Madeiros”, onde, conforme a tradição todos se juntam para se aquecerem. A tradição diz que se realiza os Madeiros para aquecer o Menino Jesus acabado de Nascer.
Exactamente á meia-noite começa a Missa do Galo, onde no fim se beija o Menino Jesus, como sempre, a Igreja da nossa Terra sempre cheia de Ferrenses, e não só. No fim, todos se juntam á volta dos Madeiros, convive-se com todos, canta-se (Alegrem-se o Céus e a Terra, Cantemos com Alegria, Já Nasceu o Deus Menino, Filho da Virgem Maria), bate-se no Madeiros com uns paus enquanto se canta, conversa-se com quem vem nesta altura á sua Terra Natal, um acontecimento lindo que nas Cidades grandes não se vive, uma Tradição que muitos esperam nunca acabar.
Além do convívio junto aos Madeiros, existe também locais recatados onde a amizade sobressai ainda mais, e é isto o Natal, Amor, Paz, e Alegria.
Que para o Ano estejamos cá todos para viver mais uma vez esta belíssima Época. Desejo a todos os Ferrenses e não só um GRANDIOSO ANO DE 2012, tudo de bom, muita saúde, são os meus votos.


Para verem todas as fotos, desde o carregar dos Madeiros, passando pela Noite de Natal á volta dos Madeiros, acabando no Convívio e Amizade que pós fim á Noite de Natal, é só clicarem AQUI

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro