Encontro Musical na Vila do Ferro

Realizou-se ontem, 11 de Outubro, um Encontro Musical, onde estiveram presentes três grupos de Coros, e um grupo de Cantares do Rancho Folclórico da ACSSCM do Ferro. Os três Coros, eram o Grupo Coral “Cantar em Sol Maior”, da Vila do Ferro, e os Grupos Corais ”Coro da ULTI”, Lisboa, e “Grupo Coral Jubilate”, Amadora.
Esta foi uma iniciativa organizada pelo Grupo Coral “Cantar em Sol Maior”, com o apoio da Junta de Freguesia do Ferro, da Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro, e da Casa do Povo do Ferro. Foi mais uma louvável iniciativa organizada por este Grupo Coral da Vila do Ferro, que juntou quatro distintos Grupos, entre eles a Tocata do Rancho da ACSSCM do Ferro. Dois dos Grupos, trazidos pelo Maestro António Pedro Cipriano, de Lisboa, que, como ele próprio diz, a Vila do Ferro é uma segunda casa para ele. E a Vila do Ferro tem muito gosto de o ter por cá.
O primeiro Grupo a fazer a sua actuação, como não podia deixar de ser, foi o Grupo da casa, Grupo Coral “Cantar em Sol Maior”. Foi mais uma actuação deste gênero, que o Grupo concretizou, visto que o seu “habitat” natural não é em actuações da natureza destes encontros, mas, como se pode assistir ontem, e depois do primeiro encontro de Coros (clicar aqui para ver), o Grupo Coral da Vila do Ferro começa a fazer actuações em palco, como, por exemplo, os dois experientes Coros vindos de Lisboa. O Coro” Cantar em Sol Maior” cantou seis músicas, entre as quais “Momentos”, que poderão assistir clicando no vídeo a seguir:
Depois da actuação do Coro da casa, seguiu-se a actuação de um dos Coros convidados. Assim, entrou em palco o Coro da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade, ULTI, que conta já com vinte Anos de existência. É um coro constituído por cerca de 40 elementos, não estiveram todos presentes neste encontro. É dirigido por António Pedro Cipriano, e poderão visionar a seguir, “Hino da Alegria”:
O Terceiro Grupo a actuar, foi a Tocata do Rancho Folclórico da ACSSCM do Ferro, que interpretou temas populares acompanhados por instrumentos, vestes, representativos do antigamente. Foi uma actuação surpreendente, muito bonita, que deliciou todos os que estavam presentes. Podem assistir no vídeo a seguir, o tema “Ceifeira”:
O último Grupo Coral da tarde a actuar, foi o Grupo Coral Jubilate, da Amadora. Com cerca de 20 elementos, o Grupo nasceu no Ano de 1989, por iniciativa de um grupo de residentes do Concelho da Amadora, este grupo, visa predominantemente a divulgação musical, quer de música tradicional Portuguesa, quer de peças sacras.Também dirigido por António Pedro Cipriano. A seguir, uma das músicas cantadas por este Grupo, “Ilhas de Bruma”.
No terminar desta tarde, e depois dos habituais agradecimentos, que poderão visionar neste video, os Grupos “Grupo Coral Jubilate” e “Coro da ULTI”, fizeram uma actuação em conjunto. O Tema foi “Coros do Escravos”, de “Verdi”, e poderão ouvir esse tema no vídeo a seguir, ao mesmo tempo que visionarão todas as fotos obtidas deste Encontro Musical da Vila do Ferro.
No fim do Encontro Musical, realizou-se na Igreja Paroquial do Ferro, a habitual Missa de Sábado. Mas desta vez, a celebração da Missa contou com a presença, além do habitual Coro, “Cantar em Sol Maior”, do “Coro Paroquial da Venda Nova”, mais um coro dirigido por António Pedro Cipriano. Quem esteve presente na Missa, pode assistir a uma Celebração diferente, muito bonita, devido aos cânticos serem protagonizados pelos dois Coros em conjunto. Podem ver no vídeo a seguir, as fotos obtidas dessa celebração, e ouvir o Cântico Final da celebração, “Glória a Deus”.
No terminar deste dia, deste Encontro Musical da Vila do Ferro, realizou-se no Salão de Convívio da ACSSCM do Ferro, um Jantar, para todos os Grupos intervenientes neste Encontro Musical.
E assim se concretizou mais um evento na nossa Vila do Ferro, organizado pelo Grupo Coral da nossa Freguesia, com a ajuda de todas as Associações da Vila do Ferro, Junta de Freguesia, Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria, Casa do Povo do Ferro, e Paróquia do Ferro.
Parabéns ao Grupo Coral “Cantar em Sol Maior”, por mais esta excelente iniciativa, que protagonizou a todos os que se dirigiram ao Salão da Casa do Povo, uma excelente tarde de Cultura. Parabéns a todos os Grupos, que mais iniciativas desta natureza se venham a concretizar.

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro